Atualização 27/12 0h04: No momento em que esta reportagem é escrita, a Xbox LIVE parece estar com seus serviços funcionando normalmente para todos os usuários. Na PSN ainda existem intermitências e dificuldades de acesso, mas para a maioria dos jogadores, já é possível usar a rede e jogar online normalmente.

E em entrevistas, membros do Lizard Squad afirmaram que o novo ataque não tem a ver com o lançamento de “A Entrevista”, e sim, foi uma forma de mostrar a incompetência daqueles que administram os serviços da Sony e da Microsoft. Ao The Daily Dot, um hacker do grupo afirmou que se as empresas realmente quisessem, poderiam simplesmente evitar os ataques, mas não o fazem por não saber como.

À BBC Radio, mais informações. De acordo com um dos supostos responsáveis pelos ataques, trata-se de mostrar aos usuários dos serviços que seu dinheiro, pago em assinaturas, não está sendo bem investido. Trata-se, no final das contas, de uma ação “para o bem maior”, com o intuito de que as companhias configurem melhor seus sistemas e paguem seus impostos direitinho, algo que o Lizard Squad afirma que elas não estão fazendo. (via Kotaku).

No fim das contas, quem resolveu a questão foi Kim Dotcom, o excêntrico milionário fundador do Mega e conhecido pelo antigo Megaupload. Em troca de contas premium de seu novo serviço, o Lizard Squad aceitou interromper o altíssimo volume de acesso que vinha impedindo o retorno da PSN e da LIVE ao ar, e mais do que isso, concordaram em não realizar mais ataques do tipo em troca de um acesso vitalício à plataforma.

Pelo Twitter, Dotcom disse ter feito isso por ser, ele mesmo um gamer – inclusive, um ótimo jogador de Call of Duty. Sendo assim, uma queda nas redes online dos consoles o afeta diretamente, e como ele é capaz de fazer algo para mudar a situação, acabou resolvendo o problema com as próprias mãos.

Texto original: Se você está tentando jogar video game desde a noite desta quarta-feira (24), com certeza está encontrando problemas, principalmente, para se conectar à Xbox LIVE ou PSN. As falhas, mais uma vez, estão ligadas ao Lizard Squad, o grupo hacker que vem sendo responsável por ataques de negação de serviço a empresas do mundo dos games já há alguns meses.

Desta vez, porém, eles parecem estarem metidos em algo um pouco maior. De acordo com as informações da BBC, os responsáveis pelo golpe afirmaram estarem agindo em retaliação ao lançamento do filme “A Entrevista”. No longa, Seth Rogen e James Franco entrevistam dois jornalistas que são enviados à Coreia do Norte com uma missão secreta de assassinar Kim Jong-Un, que governa o país.

A produção vem causando problemas para a Sony nas últimas semanas, quando hackers de um outro grupo, autointitulado Guardians of Peace, invadiram servidores dos estúdios da empresa. Desde então, diversas informações confidenciais sobre projetos passados e futuros da companhia têm sido liberadas periodicamente na imprensa, assim como filmes vazados e dados pessoais de funcionários, terceirizados e atores.

Até então, porém, o Lizard Squad não havia se envolvido na questão, e apesar dos problemas nos quais a Sony vem envolvida, os sistemas do PS4 e seus outros consoles permaneceram intactos. Mas agora, com o lançamento de “A Entrevista” por meio de serviços sob demanda como a PSN e a Xbox LIVE, além do YouTube e outros, as redes ligadas aos games acabaram sendo alvo de ações desse tipo.

Tanto a Sony quanto a Microsoft confirmaram a instabilidade e disseram estarem trabalhando para resolver o problema. Em nossos testes, encontramos dificuldade para nos conectarmos à PSN a partir de um PlayStation 4, mas uma vez que o login foi realizado, a jogatina se seguiu sem problemas.

Um ataque de negação de serviço não costuma resultar em roubo ou vazamento de dados de usuários. Nesse tipo de golpe, hackers bombardeiam servidores com um gigantesco número de solicitações, de forma que os servidores acabem sucumbindo à carga e saiam do ar.

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)