Antes de receber a responsabilidade de criar Call of Duty: Advanced Warfare, a Sledgehammer Games estava trabalhando em um conceito ainda mais inovador para a franquia de tiro. Nos idos de 2009, a empresa teve uma ideia para um game da série em terceira pessoa, passado totalmente na guerra do Vietnã e com um ar bem soturno e violento.
O projeto acabou sendo deixado de lado quando a empresa começou a trabalhar mais diretamente com a Activision, primeiro nos DLCs de Call of Duty: Modern Warfare 3 e, mais tarde, em Advanced Warfare. Mas, agora, imagens conceituais do game descartado foram reveladas pelo designer Eddie Del Rio.
Descartado, na verdade, é modo de dizer. Em maio, o diretor da desenvolvedora, Glen Schofield, afirmou que poderia muito bem voltar ao projeto depois do título futurista caso a Activision assim desejasse. Na época, ele afirmou gostar bastante das mecânicas do título, que vinha sendo desenvolvido há pouco menos de um ano. Ou seja, vontade há. Falta apenas a autorização do chefe.