Passeando pelos sites que são, praticamente, redes sociais de desenvolvedores de jogos independentes, me deparei com um jogo inovador que tem uma aparência fofinha, mas desafio de gente grande. Bound by Blades é um RPG criado para celulares, mas com versão Windows bem adaptada, pois os comandos de toque são facilmente traduzidos para o mouse e teclado. Mas o que torna este game diferente é o seu sistema de “quatro cantos”, pelo qual o oponente fica no centro e o personagem só tem as laterais da tela para se mover, atacar e defender.
Você controla um gatinho medieval que está em treinamento para ser o novo guerreiro protetor da vila, já que o anterior, seu mestre, está velho e caolho. Por isso, é seu dever ensinar ao novato como funciona o sistema de combate, evolução de armas, colheita de recursos e a importância de saber se mover em batalha. O personagem não tem um nome, mas você pode configurar, nesta demo, a pelagem dele, e depois que tiver dinheiro e recursos, a aparência de seu guerreiro felino.
O sistema de jogo é bem simples. Você está na vila e tem os caminhos para caminhar de ponto em ponto, pode falar com seu amigo peixe (?) ou o mestre. Sua casa fica ao norte, recursos naturais estão ao leste, combate ao oeste e ferreiro ao sul. Todos esses pontos são essenciais para a evolução no jogo, e no começo, o título vai te guiar a entender a lógica do desafio e progresso. Depois, você estará por sua conta e é aí que os inimigos não pegam mais leve e as crianças se separam dos marmanjos.
Os gráficos são em HD e têm telas muito bem pintadas e animadas, sem poluição visual e luzes sutis, brilhos controlados e um design medieval e infantil que lembra Kingdom Hearts, com um diálogo simples e objetivo para que todas as idades entendam as mensagens passadas e como não ficar travado por causa de detalhes. A música e efeitos sonoros são muito legais. Os controles respondem com fidelidade e velocidade, por isso, não adianta botar a culpa nos comandos caso tenha sido cercado por poderes diversos em algum canto, pois é possível esquivar até durante os deslocamentos, apesar de o escudo mágico ter um limite, o que torna a experiência mais emocionante.
Os comandos são simples, mas têm profundidade, principalmente por causa do tipo de sistema de deslocamento de Bound by Blades. A princípio, temos o ataque normal, o carregado e a sequência de ambos. Como o inimigo não para de atacar a menos que esteja zonzo, é preciso saber a hora de se mover, pois golpes como um simples projétil, um paredão de energia, rajada ou coluna de poder rotatória ou fixa podem estragar sua estratégia de fuga. Claro, o jeito mais rápido de acabar com uma luta é usando os ataques mais pesados, mas isso leva certo tempo, e os danos dos inimigos são altos caso você não esteja com a armadura forjada de último tipo, que só se habilita após obter os loots do monstro mais recente. Triste, não?
Com uma abordagem simples e desafio para adultos e crianças, Bound by Blade é um jogo divertido que cai como uma luva para jogar com a família sem tomar sustos de conteúdo inadequado e já introduz os novos no mundo da estratégia e sobrevivência em games que tem dificuldade de simples para elevada em pouco tempo, sem ser irritante. A demo está disponível para Linux, PC, iOS e Android pelo Itch.io e experimentar pelo Steam. A versão final sairá só em 2021, também para Switch, com muito mais novidades, personagens e inimigos com padrões de ataque cada vez mais complicados, mas criativos.