Também presente na BGS 2016 esteve Alkimya, novo game de aventura desenvolvido pelo estúdio brasileiro Bad Minions. Inspirado na série de jogos The Legend of Zelda e no anime/mangá Fullmetal Alchemist, o título brinca bastante com alquimia, já que é possível combinar diversos elementos da natureza durante a jornada, em vias de solucionar algum enigma, ou ainda atacar e se defender contra inimigos.

Quando testei o game, achei a jogabilidade de Alkimya bastante simples, e o sistema de combinação de elementos pode parecer confuso a princípio, mas ele é engenhoso e criativo. Há inclusive um menu rápido muito bem elaborado que permite ao jogador misturar as composições rapidamente enquanto a ação está acontecendo – em outras palavras, game não pausa para que você navegue e misture os fluídos, o que traz um pouco mais de desafio para a aventura.

Todos os elementos combinados podem ser atribuídos a uma espada ou a um escudo que o protagonista carrega, e estas misturas são feitas através de frascos. Há três tipos de garrafas e cada uma tem a sua própria maneira de causar efeito: quando o elemento escolhido está em um tubo de ensaio, por exemplo, este será liberado em linha reta, deixando um rastro do que quer que seja o seu constituinte, enquanto que o retangular forma um triângulo e é mais propenso a criar barreiras, e por fim, o frasco circular geralmente libera as magias em explosões.

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Como já comentado, as combinações ajudam nos puzzles também, então se o personagem não sabe nadar e precisa atravessar, o jogador pode criar uma ponte com o elemento gelo para construir uma ponte de acesso. Todos os elementos (se me lembro bem, eram mais de 10 elementos ao todo) têm um padrão também; o fogo explode e pode revelar algum objeto escondido ou uma área secreta, a água inunda e leva os inimigos com ela, o vento pode soprar e assim mover objetos ou obstáculos, a terra cria barreiras ou plataformas, e assim sucessivamente. Os comandos no joystick basicamente se resumem a atacar com a espada, esquivar (e o protagonista executa um rolamento), e usar os elementos e/ou combina-los. A visão da câmera por cima do cenário também ajuda bastante, mas às vezes pode ser desesperador quando uma horda de inimigos começa a cercar o personagem, o que exige uma atitude rápida – é ficar e encarar com um elemento forte e efetivo, ou rolar e fugir.

Infelizmente no estande da equipe da Bad Minions na BGS não consegui ouvir a trilha sonora do game, mas pelo que ouvi no trailer, a composição está sendo excelentemente conduzida por Yuri Éderon, que é o responsável pelo trabalho musical da obra. Junto dele, há ainda mais 4 pessoas completando o time de desenvolvimento: Felipe F. Costa e Pedro Tavares como artistas, Leonardo Batelli como único programador e Pollyana Rodrigues como relações públicas e responsável pelo marketing e publicidade. O time conta ainda com 3 colaboradores até então.

Já no que diz respeito à história, Alkimya tem início com Seth, um jovem que acorda sem saber onde está e quem ele é. Logo que desperta, ele recebe o auxílio de Pan, uma criatura voadora conhecida como “homúnculo” que, não apenas irá ajudá-lo a coletar suas memórias perdidas, mas também irá fazer parte da aventura a sua própria maneira, seja acessando áreas que o protagonista não consegue, ou até mesmo fornecendo dicas importantes para prosseguir caminho. Além disso, Pan também pode ser controlada por um segundo jogador, e quando isso ocorrer, ela terá a habilidade especial de absorver o elemento que Seth usa para ajudar nas batalhas também.

É interessante saber que Alkimya começou a ser desenvolvido há mais de 2 anos na plataforma Unity, e inclusive já passou por um Kickstarter, estando atualmente em Green Light na Steam. Entre as premiações disponíveis na campanha de arrecadação, estava a oportunidade de colocar animações e efeitos sonoros dublados em português (o título está sendo totalmente feito em inglês), e também a chance de os contribuintes participarem criando monstros ou tendo seus nomes escritos em muros no decorrer do game.

Por fim, o título também se preocupa em aumentar o replay, instigando a exploração para achar não apenas itens raros como também livros com informações sobre como derrotar inimigos. Há ainda troféus e estátuas que o jogador pode abrir, tanto dos chefes e dos inimigos, como dos personagens principais também.

https://youtu.be/5_Ehoj9R3kw

Alkimya está previsto para ser terminado em dezembro de 2016, mas será lançado apenas em 2017, sem uma data específica divulgada, para as plataformas PC, Mac, PlayStation4 e Xbox One.

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