Quem em sua vida gamer nunca pensou em criar seu próprio game ou, baseado eu alguma franquia do coração, remodelar aquele jogo que não saiu exatamente como pedia nossos corações? Façamos um exercício de “game design” e vamos juntos, aqui, criar o nosso título dos sonhos nesse “Jogo de ideias”.
Para começar, vamos ser mais modestos e usar exemplos que já estão espalhados por aí em diferentes franquias, convergi-los para um ponto comum e dar luz a um tão aguardado novo game da série Megaman!
Creio que é seguro dizer que a maioria das franquias têm nos gráficos sua identidade mais notável à primeira vista. No caso do nosso amigo azul, o traço oriental estilo anime/mangá é bem enraizado desde os primeiros jogos da série, não a toa, sendo sua principal produtora, a Capcom, uma empresa japonesa.
Partimos desse ponto e buscamos o que de melhor represente o estilo anime/mangá nos games atualmente e damos de encontro com gráficos Cel Shading, um conjunto de técnicas empregadas na renderização de imagens 3D de modo que o resultado final se assemelhe ao de desenhos em 2D.
A forma mais simples de se obter esse efeito é empregando contornos escuros nos objetos 3D, texturas simples e uma iluminação mais “chapada”, isto é, menos realista e mais próxima da iluminação empregada em desenhos animados em geral. Um bom exemplo é o excelente trabalho em feito no mais recente game da serie Guilty Gear, Xrd -SIGN-
A série Megaman já se aventurou além do estilo clássico 2D, implementando elementos de exploração “metroidvania” na série Zero para Game Boy Advance, exploração 3D em Megaman Legends/Advenure no PSOne e até mesmo RPG na série Command Mission, no PlayStation 2. Todas as tentativas tiveram seus altos e baixos, mas nenhuma delas caiu no gosto dos jogadores de forma marcante.
A proposta aqui seria trazer um pouco de cada um dos elementos citados: mundo 3D, exploração metroidvania e elementos de RPG, tudo isso com um trabalho de câmera dinâmica pré-definida, como visto na série God of War, onde ela esteja sempre posicionada a uma distancia e ângulo que valorizem a ação.
Uma acelerada na movimentação também seria muito interessante, tal qual em Vanquish, da Platinum Games, além de um sistema de ataque corpo-a-corpo e mira para auxiliar nos disparos. Outro exemplo ótimo que demonstra câmera, jogabilidade e sistema de mira que descrevo aqui é Metroid: Other M.
A historia por trás da série Megaman e Megaman X nunca variou muito entre um jogo e outro, e isso funcionou no decorrer de mais de vinte sequências. Inevitavelmente, acabou por se enrolar demais nos jogos mais recentes, fazendo necessário um reboot completo. Assim, respeitando as origens do personagem, creio que a melhor escolha seria simplesmente recontar a trama que já conhecemos, completando as lacunas e revendo falhas no roteiro, mas sem complicar demais, já que foi exatamente por isso que a franquia acabou por se perder.
Essa seria a forma perfeita de amarrar os universos da série original com a fase X, que, apesar das semelhanças e citações entre elas, nunca foi deixado claro como uma se encaixa na outra.
O que me diz, gostou? Posso mandar prensar o jogo? Não gostou? Qual seria seu Megaman perfeito? Complemente essa coluna com suas ideias! Afinal, o nome não é “Jogo de ideias” a toa. 😉