O mundo estava sentindo falta dos shooters históricos, e, agora, parece que eles estão voltando com tudo. O mais novo expoente dessa safra é o nacional Smoking Snakes, que está sendo desenvolvido pela Weendie Games e vem para contar a história da Força Expedicionária Brasileira durante sua campanha na Segunda Guerra Mundial.
Com mapas e acontecimentos baseados em fatos reais, o título mostrará os esforços dos mais de 25 mil brasileiros que foram enviados à Itália, na fase final da ofensiva Aliada no país. Focado no multiplayer, Smoking Snakes trará os modos tradicionais do gênero, como Conquista, Team Deathmatch e Assalto, mas com o tempero de um sistema de clima e ciclos de dia e noite capazes de mudar o andamento das batalhas, tornando-as mais desafiadoras.
Para construir o mundo de Smoking Snakes, a equipe da Weendie Games está utilizando fotos e relatos históricos. Os sons de equipamentos e armas, por exemplo, terá fidelidade, assim como os terrenos e acontecimentos. A ideia, entretanto, não é criar um game documentário, mas sim, levar o jogador para dentro do campo de batalha em plena Segunda Guerra.
O título faz menção a uma frase famosa do presidente Getúlio Vargas, que quando questionado, disse que “é mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na Guerra”. A Força Expedicionária Brasileira atuou de 1943 a 1945 e sua bandeira, inclusive, trazia uma cobra fumando cachimbo.
Para poder se tornar realidade, entretanto, Smoking Snakes segue agora para uma fase de financiamento coletivo, que busca arrecadar R$ 150 mil para seu desenvolvimento. A campanha acontece pelo site Kickante e vai até o dia 1º de julho, com contribuições a partir de R$ 10. As recompensas incluem acesso a versões Alpha, pacotes de itens especiais, multiplicadores de experiência e chaves do game em si.
Inicialmente, Smoking Snakes tem lançamento previsto apenas para o PC. Entretanto, a desenvolvedora afirma que o tamanho do investimento no título também pode levar à produção de outras versões. O título também estará presente na Brasil Game Show 2017, com direito a versão jogável.