Na última semana, um hacker francês disse ter encontrado o segredo para desbloquear o Nintendo 3DS, possibilitando a execução de homebrews – mas não de flash cards e outros games pirateados. E no mesmo final de semana em que o tutorial sobre o desbloqueio foi revelado ao mundo, a “Big N” retirou o game Cubic Ninja, que é usado para destravar o console, do eShop.

Por enquanto, a empresa não se pronunciou sobre o assunto, mas a remoção do game da loja online japonesa – a única em que ele estava disponível – pode ser uma indicação de que ela está de olho. A expectativa agora é que, também de posse do exploit, a Nintendo libere uma atualização para o 3DS que bloqueie seu funcionamento.

A medida, porém, deve aumentar ainda mais os preços das cópias usadas do game, que já vem sendo vendidas por altos valores em sites de leilão justamente por permitirem a destrava do console. O título lançado pela Ubisoft teve pouco sucesso e críticas negativas na época de seu lançamento, o que se refletiu em uma baixa disponibilidade de cartuchos nas prateleiras e, agora, um interesse renovado por um game que, em qualquer outra situação, passaria completamente despercebido.

De acordo com Jordan Rabet, o responsável pelo desbloqueio, até onde se sabe, Cubic Ninja é o único jogo capaz de acessar a falha de segurança no firmware do 3DS. Mas, agora, a corrida foi iniciada e, na mesma medida em que a Nintendo pode lançar atualizações de software, outros hackers também podem incrementar o sistema do francês, permitindo, inclusive, a tão amaldiçoada utilização de flash cards que tanto fomentaram a pirataria nos tempos do DS.

Com informações do Tiny Cartridge,

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)