Recentemente a Microsoft anunciou a reestruturação da LIVE, e agora o Xbox 360 e o Xbox One poderão utilizar recursos como Netflix, HBO Go e Twitch sem a necessidade de uma assinatura Gold. Phil Spencer, que é diretor da divisão responsável pelo console, esclareceu para o site Joystiq que, apesar disso, a empresa não está mudando a política com jogos free-to-play ou que utilizem um sistema de mensalidade. Ainda é preciso ser um membro pagante para jogá-los, com o executivo complementando que esse tipo de coisa não está somente nas mão da Microsoft.
Parece brincadeira, mas infelizmente não é. O mais recente MMORPG da Bethesda, The Elder Scrolls Online, é um exemplo. O título além de possuir um custo mensal ao jogador, ainda requer que o gamer possua uma conta Gold na Xbox LIVE. Tendo em vista que as versões de Xbox One e PS4 foram adiadas em cerca de seis meses, a Microsoft ainda tem um certo tempo para rever tais políticas.
O chefe de marketing da Bethesda, Peter Hines, disse em entrevista ao site TotalXbox que a empresa está ciente do que esta acontecendo, mas que infelizmente não há nada que eles possam fazer. Apesar disso, continuarão a pressionar a Microsoft para rever suas decisões, mas por enquanto é assim que as coisas funcionam.
Da mesma forma que os jogos com multiplayer online, títulos free-to-play como World of Tanks, Warface e Happy Wars continuarão a exigir a assinatura da Xbox Live Gold.