Em um esforço para dar mais transparência à sua loja online, a Apple removeu a indicação de “gratuito” dos games free-to-play para iPhones e iPads. A mudança que foi aplicada nesta quinta-feira (20) traz agora o dizer “Obter” (ou “Get”, na versão em inglês) para indicar os títulos que trazem microtransações.
Isso se deve ao fato de que, como qualquer pessoa de bom senso sabe, jogos free-to-play não são efetivamente gratuitos. Eles não envolvem pagamentos para serem baixados e experimentados, claro, mas quem quiser levar a experiência a sério precisa investir algum dinheiro ou, então, ter muita paciência para lidar com sistemas de monetização quem nem sempre são adequados e, na maioria das vezes, acabam entrando no caminho da diversão.
Além disso, a mudança implementada pela Apple vem para agradar órgãos de defesa do consumidor na Europa e nos Estados Unidos, que estão, justamente, fechando o cerco para as desenvolvedoras de games gratuitos, só que não. A coisa só se tornou mais grave com a abundância de casos em que crianças, de posse dos aparelhos dos pais, gastaram dezenas de milhares de dinheiros em itens, vidas e outros atributos para continuarem jogando, sem terem noção do que estavam fazendo.
Os casos levaram empresas como o Google e a própria Apple a modificarem suas políticas de pagamento, agora exigindo autorizações individuais para cada compra in-app. Além disso, reembolsos foram dados para pais e responsáveis que se sentiram lesados pelas políticas. A mudança de nomenclatura, agora, é mais um passo nessa direção.