Jotun: Valhalla Edition

por Ulisses Lopes da Silva

Impressione os deuses

Isso não é um dejà vu. Sei que este game já apareceu em minha coluna sobre jogos independentes, mas agora, essa ousada obra-prima do estúdio Thunder Lotus Games chega em versão completa para Wii U, Xbox One e PlayStation 4. E se você ainda não conhece, prepare-se pra se surpreender com mais este premiado jogo independente.

Seguindo o bom exemplo de Skullgirls, temos um game totalmente desenhado à mão, usando a mitologia nórdica como base para contar uma história de coragem e traição. A trama envolve a corajosa viking Thor e seu machado de estimação, que será de muita utilidade para enfrentar gigantes explosivos, hordas de anões e derrubar deuses gigantes, com cenários e personagens super bem animados.

Os fãs de cultura nórdica vão adorar, e se você não é um deles, vai se tornar.

A protagonista teve uma morte desonrosa ao ser traída por alguém de quem gostava, e por isso, não teve direito de ir para o Valhala, o paraíso prometido para os guerreiros mais valorosos. Para conquistar esse ticket, ela terá que impressionar os deuses vencendo aqueles que representam a criação do mundo.

Para conseguir tal proeza, você andará por todos os mundos protegidos por cada gigante, enfrentando os desafios do ambiente como uma vegetação agressiva, cogumelos venenosos, lava entre as rochas, anões aos montes e gigantes arremessadores de pedras. Enquanto isso, se aprofunda mais nesta incrível cultura sobre a qual muita gente, talvez, só tenha seriados sobre vikings e Thora, da Marvel, como referência.

20160908040133_1

Para enfrentar todos esses perigos sozinha, Thora tem seu machado com ataque fraco e o forte, muito demorado mas útil, além de esquiva e as magias místicas que cada deus nórdico lhe oferece. Elas garantem atributos como recuperação de energia, escudo, aumento de velocidade ou enganar os inimigos com uma imagem falsa.

Mas nada disso importa se você não for um bom observador. Apesar da dificuldade do jogo ser desregulada, a curva de aprendizado para os atentos é muito amigável, e não estranhe se você vencer facilmente um gigante de gelo mas não souber lidar com mais de 50 anões que te atacaram ao mesmo tempo em uma fase comum. Para tornar o desafio maior, cada fonte de recuperação de energia só serve uma vez.

20160906160659_1

Jotun não é inovador só na aparência, mas se destaca também pela jogabilidade, que se assemelha com Shadow of the Colossus, já que sua missão é perseguir, sozinho, gigantes para serem aniquilados. Mas as comparações param por aí.

Não pense que ao vencer o primeiro chefe no mundo inicial, você estará apto a superar os outros ambientes e seus gigantes, pois estaria diante apenas de um aumento de dificuldade. Nesse caso, prepare-se para decepcionar os deuses. Cada país requer um novo aprendizado sobre como lidar com o cenário, e os chefes vão exigir do jogador uma adaptação à situação, que se entende passando pela fase ou por intuição.

20160906152439_1

Claro que existem problemas no jogo. Você vai precisar andar muito até chegar a certos lugares e terá bastante trabalho para conseguir um item. Até dentro do mapa de seleção de cenários você vai camelar bastante até chegar na porta dos estágios, e como o objetivo é encontrar as runas que abrem o portal dos gigantes, prepare-se pra caminhar bastante.

A trilha sonora é boa, os efeitos sonoros ótimos, mas o que você mais vai ouvir são passos e sons de machado, pois existe mais som ambiente que temas musicais para empolgar nas fases.

20160908043734_1

A Valhalla Edition, lançada neste mês de setembro, é uma atualização do jogo lançado ano passado, com o Boss Rush Mode e inaugurando o game nos consoles. Os fãs de cultura nórdica vão adorar, e se você não é um deles, vai se tornar.

Jotun não é inovador só na aparência, mas se destaca também pela jogabilidade.

Se God of War foi a entrada da mitologia grega para muitos, Jotun é o convite que faltava para você conhecer mais sobre os guerreiros mais violentos do mundo, nesta aventura que mistura ação e magia dentro de um universo ricamente desenhado e em vários idiomas, incluindo o português brasileiro.

Caso não esteja entendendo o que a narração do jogo diz, não se preocupe, é um dialeto viking, mesmo…

O game foi testado no PC, em cópia cedida pela Thunder Lotus Games.