O criador de Metal Gear Soliv : The Phantom Pain parece não estar muito satisfeito com as comparações do novo game de Snake com outra franquia de mundo aberto, Grand Theft Auto. Segundo Hideo Kojima, apesar desse tipo de recurso gerar uma aproximação óbvia entre os dois jogos, as direções que ele está seguindo com o título são bem diferentes dos métodos usados pela Rockstar.

De acordo com o designer, o novo Metal Gear não pode nem mesmo ser chamado de sandbox já que, apesar do mundo aberto, não dá ao jogador liberdade de fazer o que quiser, quando desejar. A ideia de liberdade, aqui, vem do fato de o usuário poder escolher exatamente como vai abordar cada uma das missões: de que forma vai invadir a base inimiga, se será furtivo ou violento e como prefere completar seus objetivos.

Além disso, Kojima afirma que toda uma história se desenrola a partir de cada uma das missões e, também por isso, não é possível dar uma liberdade completa. Sendo assim, o jogador é livre para decidir como quer agir, mas deve seguir uma linha cronológica pré-determinada.

Esse aspecto diferente também se aplica ao modo multiplayer. Em uma demonstração a portas fechadas na E3 2014, testemunhada pelo site VG24/7, o sistema online do título chegou a lembrar até mesmo o de Dark Souls, no qual jogadores reais se misturam aos personagens criados pelo computador e realizam suas próprias ações.

Por exemplo, da mesma forma que o usuário recebe missões específicas da trama de invadir a base inimiga, pode ter seu próprio território – chamado de Mother Base – em perigo. Dando uma impressão de campo de batalha em constante transformação, já que a qualquer momento, tudo pode mudar e você deverá interromper seu trabalho para lutar contra inimigos reais.

Só fica a dúvida sobre como tudo vai funcionar durante as cenas de corte tradicionalmente longas da série. E se sua base começar a ser atacada durante um vídeo de vários minutos, você vai cortar tudo para sair correndo? Kojima sabe o que faz, então, deve ter pensado em uma maneira de balancear esse aspecto.

Metal Gear Solid V: The Phantom Pain chega no ano que vem para PS3, Xbox 360, Xbox One e PlayStation 4.

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)