Aos poucos, o mistério por trás da novela Kojima e Konami vai sendo esclarecido. Na manhã desta sexta-feira, a produtora japonesa liberou um comunicado que explica um pouco da situação e praticamente confirma aquilo que muita gente já havia imaginado. Não apenas sobre o fim da “relação” entre as duas partes, mas o porquê.

No texto, a Konami diz que Hideo Kojima vai estar envolvido na série apenas até o lançamento de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain e que, após o dia 1º de setembro, ele não terá mais nenhuma relação com a franquia. E, como se isso não bastasse, ela praticamente confirmou que veremos mais jogos dentro daquele universo.

A companhia disse com todas as letras que decidiu dar continuidade à história e que vai procurar novos nomes para encabeçar o projeto — tanto que a vaga para produtor até já aparece em seu site oficial.

Konami confirma saída de Kojima e desenvolvimento de novo Metal Gear

Diante disso tudo, finalmente podemos entender o que aconteceu de verdade. Aparentemente, Kojima não compartilha da vontade da Konami de trazer mais um Metal Gear depois de The Phantom Pain e decidiu apenas abandonar o barco. Ele já havia deixado bem claro que a história da série já deveria ter acabado há um bom tempo e parece que essa tolerância de “só mais um” chegou ao fim.

O curioso é que isso faz com que muitas coisas antigas façam sentido. As declarações do produtor de que “este será o último Metal Gear” não são nada novas e até já viraram piada entre os fãs. Contudo, parece que a ideia de terminar a franquia realmente existiu e só não aconteceu por pressão da Konami.

Assim, fica fácil imaginar que a publisher ficou empolgada com todo o hype em torno de The Phantom Pain e decidiu partir para uma sequência — contra a vontade de Kojima. Com a aproximação do fim do contrato, o produtor simplesmente botou suas coisas na mochila e decidiu ir embora. Agora pense no tamanho de seu FGTS.

Kojima apresenta modo online de Metal Gear Solid 5

Embora a série seja incrível a ponto de justificar toda a fama conquistada por Hideo Kojima ao longo das últimas décadas, fica fácil entender um pouco de sua frustração. Ele basicamente se tornou um refém de sua obra, sendo impedido de tentar fazer qualquer outra coisa que não envolva um Snake. Quem sabe com sua saída, ele finalmente consiga trabalhar em ideias diferentes.

Só é uma pena que o futuro de Silent Hills passa a ser um mistério. Isso é o que acontece quando se envolve com o dedo podre do Guillermo del Toro.

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)