Mesmo com tantas opções de comércio eletrônico, o lançamento de um produto ainda tem seu sucesso medido pelo tamanho da antecipação e as filas nas portas das lojas na noite anterior à chegada. Já tem gente alinhada na porta de lojas da Apple esperando o iPhone 6, um aparelho que nem anunciado foi. Mas, infelizmente para a Microsoft, isso não aconteceu com o Xbox One no Japão.
Lançado na madrugada desta quinta-feira (04) com um evento ao vivo e bastante antecipação, foram poucas as filas nas portas das grandes lojas de Tóquio para adquirir o console. O que deve ser algo bastante frustrante para a empresa que, desde a E3 2014, vem fomentando o mercado nipônico por meio de jogos exclusivos ou ressurgimento de franquias.
Como mostram as imagens publicadas pelo site VG24/7, em alguns locais, a fila de espera era simplesmente inexistente, por mais que os estabelecimentos tenham colocado placas e até separado um local para as pessoas ficarem. Em outros, a espera não passava de uma dezena de pessoas, bem longe da antecipação que normalmente se espera dos japoneses no lançamento de qualquer produto grande.
Um fator que pode explicar essa falta de empolgação é o atraso no lançamento – o Xbox One chegou apenas agora ao Japão, quase um ano depois de seu lançamento no restante do mundo. Além disso, a Microsoft já possui um histórico de dificuldades nesse mercado que vem desde seu primeiro console, e apenas agora está começando a lutar contra isso. Parece que essa batalha ainda vai longe.