O Lendas dos Jogos chega a sua terceira edição, e desta vez aborda a Triforce de The Legend of Zelda: Ocarina of Time. O interessante é que essa lenda envolve algumas outras, como a do maratonista, a coruja, e também a história de uma jogadora que trollou meio mundo durante um bom tempo, fazendo com que boa parte dos jogadores acreditassem que ela de fato conseguiu pegar a Triforce no jogo… algo que foi inclusive “apoiado” por Shigeru Miyamoto, criador do jogo.

A Triforce é uma relíquia sagrada criada pelas Deusas Din, Farore e Nayru. É representada por três triângulos: poder, sabedoria e coragem. É objeto de desejo de Ganondorf, vilão central da série, que a deseja para subjugar Zelda e dominar Hyrule. Em TLoZ: A Link to the Past, antecessor de Ocarina of Time, é possível obter a Triforce, e isso deixou os fãs ávidos por poderem colocar as mãos na relíquia no jogo de Nintendo 64.

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Um texto no manual do jogo deixa aberta a possibilidade de se obter a Triforce em Ocarina of Time, confira:

“Muitos agressivamente buscaram a Triforce desejando-a, mas ninguém, nem mesmo os Sábios Hylian, tinham certeza da sua localização; o conhecimento havia se perdido ao longo do tempo. Alguns diziam que a Triforce dormia abaixo do deserto, outros diziam que estava no cemitério à sombra da Montanha da Morte (Death Mountain), mas ninguém foi capaz de encontrá-la.”

Com base nesses dizeres, muitos jogadores procuraram incasavelmente a Triforce, em especial nos lugares indicados. No deserto de Haunted Wasteland foi encontrado até mesmo uma suposta pirâmide inacessível (falaremos dela mais abaixo), e ao pé da Death Mountain, os jogadores concentraram boa parte de seus esforços na corrida do coveiro Danpé, sempre sem sucesso.

Antes de mais nada, é importante dizer que NÃO é possível obter a Triforce em Ocarina of Time, algo já afirmado pela própria Nintendo. Apesar disso, ainda hoje, 16 anos após seu lançamento, muito se fala da possibilidade de consegui-la, embora infelizmente o código do jogo, após ser 100% hackeado, realmente prove que ela não existe em OoT. Muitas foram as tentativas, muitas foram as especulações e muitas foram as tentativas de emplacar algum falso testemundo de se ter conseguido a bendita Triforce, alguns, inclusive, levaram anos a fio para serem enfim desmascarados.

A Triforce de Ariana

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Em 1999, uma jogadora chamada Ariana, supostamente descobriu como pegar a Triforce em Ocarina of Time. Iniciou-se então uma enorme onda de rumores e comoção geral que varreu as revistas de games da época. Ariana afirmava ter encontrado o artefato, mas se negava a revelar todos os passos para chegar até ele, alegando que não faria isso pois estava sendo desacreditada pela comunidade gamer. Ela acabou revelando alguns passos de sua jornada, confira:

  • O jogador não deveria pegar a Master Sword no Temple of Time, já que fazendo isso, o selo que protegia o Temple of Light e a Sacred Realm seria quebrado, deixando-o desprotegido ao ataque de Ganondorf;
  • Ariana afirmava que a Coruja chata, é na verdade Rauru, o sábio responsável por proteger a Triforce na Sacred Realm. Dessa forma, o jogador deveria ir até Lost Woods, chegar no Sacred Forest Meadow, falar com as duas Gossip Stones;
  • O passo seguinte não é revelado por Ariana, para manter a sua descoberta exclusiva, ela desafiou os jogadores a descobrirem esta etapa;
  • Aprender com a Coruja chata, uma canção chamada Overture of Sages;
  • Ir até o Temple of Time após pegar as três Spiritual Stones, abrir a porta, se posicionar em frente à Master Sword e tocar a canção Overture of Sages;
  • Desta forma, o selo permanece intacto e Ganondorf não consegue pegar a Triforce. Rauru contará a Link a história de Hyrule e da Triforce, e mostra ao herói a relíquia sagrada em uma sala escura, onde é possível observá-la mas não adquirí-la;
  • Após isso, o espaço da Triforce no menu (entre os medalhões dos templos) ficará preenchido por ela, que não dá a Link poder algum;
  • Depois da cena, Link volta para o Temple of Time, para seguir a história do jogo normalmente.

Essa lenda chegou até mesmo a Shigeru Miyamoto, criador do jogo, que entrou na brincadeira e afirmou que não acreditava que as pessoas ainda não tivesse descoberto quão fácil era pegar a Triforce. Ariana postou diversas fotos de sua TV, mostrando seu feito, e as imagens demoraram um tempo razoável até serem desmascaradas. Durante esse tempo, ela zombou de todos os fãs de Zelda, que chegaram a acreditar que, para se obter a Triforce, era necessário falar com Dark Link no Temple of Water, chegar até a pirâmide em Haunted Wasteland, vencer o maratonista  ou ainda descobri-la ao pé da Death Mountain.

No final das contas, descobriu-se que tanto Ariana quanto a sua suposta Triforce eram falsas. Acreditou-se na veracidade dela durante um tempo pois, ao contrário da maioria das pessoas que afirmavam ter pego a Triforce, Ariana envou fotos de sua TV, e não uma “screen” do jogo. Apesar disso, depois de analisar as imagens, algumas evidências mostraram que as imagens haviam sido manipuladas, e Ariana sumiu, nunca mais deu sinal de vida após ser desmascarada, e por isso acredita-se que sequer seu verdadeiro nome era Ariana.

A Coruja

Como citado acima, no meio da história de Ariana, muitos acreditavam que a Coruja chata poderia dar o caminho ou dicas para se chegar à Triforce. Os diálogos quase sempre enigmáticos com a ave sempre deixavam muita coisa nas entrelinhas, o que fez com que jogadores explorassem ao máximo os encontros com ela, buscando dicas ou pistas sobre um possível paradeiro da Triforce. Infelizmente, ficar atrás da Coruja chata e procurá-la nos quatro cantos de Hyrule não resultou em nada a não ser em muitos diálogos tediosos e tempo perdido.

A Pirâmide em Haunted Wasteland

Muito por conta dos dizeres no manual do jogo “[…] Alguns diziam que a Triforce dormia abaixo do deserto […]”  houve uma verdadeira corrida para vasculhar o deserto de Haunted Wasteland, algo bem complicado tratando-se de um labirinto (no estilo de Lost Woods), mas sem paredes, o que torna ainda mais complicada a procura de qualquer coisa no lugar.

Utilizando a Lens of Truth, é possível enxergar uma espécie de pirâmide, ou o topo dela no meio do deserto. Muitos jogadores acreditavam que se tratava de uma dungeon secreta e que lá estaria a Triforce ou a indicação de onde encontrá-la… ledo engano. Primeiro que, por conta da construção labiríntica de Haunted Wasteland, era impossível se traçar um caminho e chegar até a suposta pirâmide. Jogadores tentaram de todas as formas chegar ao lugar, tentando traçar caminhos diferentes, utilizando a Lens of Turth para enxergar uma rota, utilizando as Hoover Boots para “flutuar” até o lugar… enfim, de tudo foi tentado, mas ninguém conseguiu chegar lá.

Até que, algum tempo depois do lançamento do jogo, o falecido e emblemático GameShark entrou em ação. Em um dos cheats, era possível fazer Link flutuar, e dessa forma chegava-se a qualquer parte de qualquer cenário. Dessa forma, finalmente foi possível chegar até a enigmática pirâmide, e a decepção foi enorme: ela era apenas um pedaço de cenário, um polígono que ali fora esquecido na versão final do game, eu inclusive fiz esse teste e cheguei ao tal local da pirâmide. Não havia dungeon, não havia Triforce, não havia absolutamente nada além de um polígono esquecido. Algo que inclusive a Nintendo admitiu ter sido uma falha, já que esse pedaço de cenário esquecido foi oriundo de uma das versões beta do jogo, onde se encontraria o Spirit Temple, que depois foi realocado para outro lugar, mais precisamente em Desert Colossus.

A Corrida de Dampe

Ainda com base nos dizeres do manual, muitos jogadores concentraram a busca pela Triforce nas imediações da Death Mountain, mais precisamente no cemitério, na Corrida de Dampé.

O espírito do simpático coveiro de Kakariko Village, desafia Link para uma corrida em meio as tumbas. Os caminhos labirínticos e a necessidade de se estar sempre perto de Dampé para não ficar trancado em um dos setores e automaticamente perder e reiniciar a corrida, fez com que jogadores enlouquecessem, querendo explorar aquele labirinto tão complexo. E justamente a impossibilidade de se fazer isso é que tornou tudo mais “saboroso”.

Mais uma vez, para conseguir explorar o local, era necessária a ajuda do GameShark, e mais uma vez, veio a decepção: não havia nada no labirinto. Apenas o que os jogadores já sabiam: corredores interligados, paredes, tumbas, alguns precipícios… apenas cenário, e nada, nem sequer uma pequena pista do paradeiro da Triforce.

Dark Link

Dark Link é mais um ponto cercado de mistérios dentro de OoT. Sua presença dentro do Temple os Water foi sempre muito questionada e também especulada. Quando as buscas pela Triforce estavam em seu auge, entre os anos de 1998 e 2000, acreditava-se até mesmo que Dark Link poderia dar dicas sobre o paradeiro da relíquia. Entretanto, apesar das tentativas de muitos jogadores, nunca foi possível “conversar” com o inimigo, mais uma das teorias que mais tarde a própria Nintendo afirmou ser infundada, Dark Link é apenas um inimigo, nada mais do que isto.

O Maratonista

Quando Link já retirou a Master Sword do Temple of Time e se tornou um adulto, é possível ver um maratonista em Hyrule, ele inclusive faz parte da quest das máscaras, e desafia Link para uma corrida. Por mais rápido que você seja, o maratonista sempre está na linha de chegada, esperando você, dizendo que você foi rápido, mas ele foi mais e te superou por um segundo. Não importa o quão rápido você seja, o bendito sempre fala que te venceu por um segundo.

Essa dificuldade em derrotar o corredor gerou especulações de que se você conseguisse vencê-lo, ele daria pistas sobre o paradeiro da Triforce… mais uma vez, jogadores do mundo todo fizeram o máximo, pegaram atalhos, usaram canções, mas não conseguiam derrotá-lo, até que… GAMESHARK!

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Com o acessório, era possível chegar ao ponto final da corrida, com um tempo de 00:00:00, mas, para a tristeza de todos, lá estava o maratonista falando que te venceu por apenas um segundo. Pois bem, isso não passa de um bug do jogo. Na hora de programar o maratonista, provavelmente alguém esqueceu de fazer direito o seu trabalho e ele se tornou invencível, mesmo com GameShark. Na época, os produtores mais uma vez desmentiram que ele tivesse qualquer ligação com a Triforce, e confirmaram que sua invencibilidade aconteceu devido a um erro na programação do jogo.

Lens of Truth e Mask of Truth

A Lens of Truth mostram diversos segredos escondidos do jogo. A rigor, elas só são úteis mesmo no Bottom of Weel, e Shadow e Spirit Temple, onde são essenciais para se superar os desafios dessas dungeons. No mais, ela mostra alguns segredos “pequenos” do jogo, nada que acrescente para a trama de forma substancial.

Hyrule e suas localidades são cenários enormes, cheio de corredores e lugarezinhos difíceis de se chegar, e muitos jogadores vasculharam cada cantinho, cada corredor, investigaram em baixo de cada pedra, para no fim, desobrirem absolutamente nada de relevante sobre a Triforce. Muitos buracos secretos foram descobertos, isso até animou os desbravadores da Lens of Truth no começo, mas com o passar do tempo e a aparição apenas de locais com dinheiro, munições e aranhas, a possibilidade de se encontrar a Triforce com a Lens of Truth foi mais uma a ir por água abaixo.

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A Mask of Truth, recompensa máxima após se completar toda a quest das máscaras do jogo, é uma das coisas mais inúteis em Ocarina of Time. Ela faz com que as Gossip Stones falem coisas mais relevantes do que apenas o horário do dia para Link, caso este esteja equipado com o item. Ainda assim, nao há nada muito útil. Alguns jogadores acreditavam que usando a Mask of Truth, as Gossip Stones espalhadas por Hyrule poderiam ser uma quest dando dicas para a localização de algo importante como a Triforce, mas… nada!

Zora’s Domain

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Todo mundo que jogou Ocarina of Time sacou que, conforme Link vai quebrando as maldições dos templos, a região em que eles se encontram volta à harmonia que havia antes de Ganondorf assumir o poder em Hyrule. Tudo voltou às boas, exceto Zora’s Domain, que permaneceu congelada mesmo após Link reestabelecer o equilíbrio da região após recuperar o medalhão da água no Water Temple.

Muita gente acreditava, ainda na época que se pensava ser possível obter a Triforce, que após conseguir a relíquia, o Zora’s Domain descongelaria e aí sim, a harmonia ficaria totalmente reestabelecida em todo o reino de Hyrule. Como não é possível pegar a Triforce, começou-se então uma outra busca inplacável para descobrir como descongelar o domínio dos simpáticos peixes humanóides. Infelizmente, assim como a Triforce, não era possível concluir esse objetivo. Zelda: Ocarina of Time acabou atrasando consideravelmente seu lançamento, e para evitar de atrasar ainda mais, e acabar tendo problemas comerciais, a Nintendo optou por lançar o jogo sem que o descongelamento do Zora’s Domain tivesse sido programado no jogo.

Um balde de água fria nos fãs que adoram teorias conspiratórias e apostavam que o não descongelamento do local teria algo a ver com a famigerada e inalcansável Triforce.

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No fim das contas, toda essa busca pela Triforce e as lendas envolvendo a sua existência em Ocarina of Time só serviram para uma coisa: não, não foi para fazer o jogador perder tempo, e sim para criar uma aura mística em torno deste que é um dos melhores jogos de sua época, e provavelmente de todos os tempos.

Fazendo parte ou não da busca pela Triforce, todo jogador que viveu a experiência de jogar Ocarina of Time guardou pra si alguns dos momentos mais marcantes da história dos video games, e a ausência do artefato neste jogo não o torna menor ou menos importante do que os demais títulos da franquia. Pelo contrário, só traz mais magia para o já mágico título da Nintendo.

Fontes:

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