Está entrando no ar nesta quarta-feira (07) o Splitplay, a primeira loja online voltada exclusivamente para os jogos independentes brasileiros. Com títulos que variam de R$ 2 a R$ 49, o serviço quer ser a alternativa nacional ao Steam, mas como foco na divulgação e popularização das propostas de nosso país.
A ideia é de três alunos da PUC do Rio de Janeiro ligados diretamente ao desenvolvimento de jogos eletrônicos, que viram no crescimento do mercado no Brasil uma oportunidade de fomentar também a produção nacional. Foi daí que surgiu o Splitplay, que entra no ar com 20 títulos e uma série de promoções em parceria com os criadores, de forma a popularizar não apenas o título mas também a plataforma de distribuição em si.
Os meios de pagamento também foram implementados com foco no mercado nacional. Portanto, nada de cartões de crédito internacional, e sim, métodos como boleto bancário, cartão nacional e até mesmo depósito em conta.
Além disso, a ferramenta pretende abrir espaço para a comunidade, colocando uma série de títulos em “acesso antecipado”, permitindo que fãs e interessados conheçam de perto o que está sendo trabalhado e participem de forma ativa no desenvolvimento dos jogos. Entre os títulos que fazem parte da oferta inicial do Splitplay estão Aritana e a Pena da Harpia, Cangaço e Chroma Squad.
“Os jogos brasileiros são muito melhores do que se pensa”, afirma Rodrigo Coelho, que é CEO do Splitplay. Levando em conta que o Brasil é hoje o quarto maior mercado de games do mundo, ele acredita que a falta de divulgação é o principal motivo pelo qual os títulos nacionais não vendem muito por aqui e, com a novidade, a ideia é mudar essa situação.
A comparação com o Steam é feita, inclusive, pelos próprios criadores. No site oficial, os responsáveis pelo Splitplay garantem que não se trata de um sistema de auto-publicação, como as lojas Google Play e App Store. Sendo assim, não há possibilidade dos jogos ficarem perdidos em meio a centenas de ofertas de baixa qualidade. Além disso, a plataforma promete trabalhar diretamente na divulgação dos jogos mais promissores.
Agora, os criadores pretendem expandir a ideia também para o mercado latino-americano, trabalhando na divulgação dos jogos brasileiros também em países vizinhos. A ideia é que, a cada mês, uma nova versão do Splitplay seja inaugurada em cada um dos países do território, levando a ideia muito além do próprio Brasil.