Depois de meio ano sem surpresas relevantes em Street Fighter V, três novos personagens chegam de uma vez à quarta temporada. Às vésperas da EVO, o maior torneio de jogos de luta do mundo, o conteúdo acabou vazado por vacilo da Valve, causando um grande constrangimento e sabotando as únicas novidades que a Capcom teria para mostrar nas finais do evento principal. Superando o leite derramado, os personagens apresentados são E. Honda, Poison e Lucia, com muitos achando que o vazamento poupou a Capcom de uma resposta morna dos fãs, pelo trio não ter muito apelo, ao contrário dos lutadores anteriores. Mas o morno pode esquentar e é sobre isso que falaremos.

2019 está sendo um ano conturbado para a Capcom, que está perdida nos próprios agendamentos e não conseguiu lançar nenhum personagem novo bimestralmente, como na média. Agora, ela preferiu liberar os três novos de uma vez, com Honda e Poison retornando do anterior ao lado da estreante Lucia, a policial que havia aparecido somente em Final Fight 3, de 1995, e não era nem citada nos rankings de popularidade de personagens.

Ninguém dava atenção para uma personagem obscura de 24 anos atrás, diferente de Poison (12º colocação na lista) e Honda (38º posição no ranking). Lucia, entretanto, já havia sido citada nos cartões de personagens da Capcom Fighters Network e também apareceu em data mining, com fãs buscando antecipar os personagem que viriam.

Integrante do time de elite da policia de Metro City e antiga parceira de Cody, Lucia participou da expulsão da gangue Cross Skull no passado e retorna agora como protetora da paz e ordem na gestão do prefeito ex-presidiário. A pedido de Mike Haggar, ela é convocada para investigar uma movimentação suspeita da oposição, que pode ter se juntado à gangue Mad Gear para dar um golpe municipal e controlar a cidade, a obrigando tirar a verdade dos remanescentes do bando na porrada, com a reputação de policial honesta e eficiente, mas que adora uma boa briga.

Lucia está muito diferente do passado, tanto em personalidade quanto estilo de luta e principalmente roupas, ficando visualmente parecida com Sonia Blade, de Mortal Kombat 11. Em termos de jogabilidade, é uma soma de Sakura com K Dash, dando giratórias com chute e chutando fogo para várias direções, com muita empolgação e sorriso na cara. No passado, ela era de expressão fechada e olhar afiado, com muitos chutes acrobáticos e poucos golpes com fogo. Será que veio substituir Crimson Viper?

Já que falamos das mudanças de Lucia, vamos analisar o que se alterou e se manteve de seu jogo de estreia. A primeira coisa que o jogador vai notar é que ela tem muitos recursos de ação, o que permite vários tipos de abordagem tanto para quem joga na retranca ou vai pra cima igual doido. Muitos ataques a deixam segura, mesmo na defesa, sendo o principal um chute de fogo para frente que pode ser fortificado ainda mais com o V-Trigger I ativado.

Seus ataques normais são rápidos, com a exceção lenta sendo o Chute Forte em pé, também o único que causa Crush Counter útil, além da rasteira. Talvez eliminar seus Crush Counters com soco foi um meio de a Capcom balancear a personagem ou abrir um espaço proposital para alterações nas futuras atualizações.

Dos golpes de Final Fight 3, temos a V-Skill Tap Kick, Tornado Spinner, Cyclone Spinner e seu chute giratório Hurricane Spinner, que não consome energia quando usado, diferente do jogo original. Além de todos terem nomes de ventos perigosos que rodopiam, sofrem alterações com o V-Trigger I ativado.

Ao contrário dos outros personagens oriundos do famoso Beat’em Up da Capcom, Lucia tem seu combo de sequência alterado, já que o Tap Kick virou V-Skill e, em troca, temos os Street-Style Set, o maior Target Combo até agora do jogo, que pode variar em um agarrão para o lado oposto, como ocorre com Cody e Zeku. Como se já não fossem recursos suficientes, tem também Target Combo aéreo e que abre espaço para combos, já que o Soco Médio no ar dá Juggle. Somando ao golpe de corrida Gun Smoke, que pode ser finalizado em ombrada, Tornado Spinner ou Cyclone Spinner, Lucia é a personagem mais completa desta temporada até agora.

V- SKILL: Tap Kick

Sua sequência de chutes clássica que termina com um soco com a palma da mão. É um ataque muito rápido que liga até com golpes fracos e tem um ótimo alcance. Mesmo sendo inseguro na defesa e dando pouco dano, é um ataque complementar garantido em situações tensas e permite cancelar em ativação de V-Trigger e em Critical Art, além de ser influenciado pelo V-Trigger I, tornando-se inflamável e derrubando o adversário. Assim, se torna um ótimo salvador de vidas em momentos de crise, e se somando com o V-Trigger II, pode ser um ótimo extensor de combos, e com sorte e distanciamento, até anti-aéreo.

V – TRIGGER: Burning Fight

Ativando todo o potencial inflamável de seus chutes, Lucia fica com todos os Super Golpes de chutes em chamas e com um Hit Extra, como se fossem ataques EX, algo similar ao G, que muda as propriedades até de sua V-Skill. Gerando a bolinha de fogo com o Flipper Shot, ela vai quicar mais uma vez, indiferente ao ângulo gerado pelo chute, gerando muitas oportunidades para surpreender o oponente. Como é possível chutar a bolinha com o Fire Spinner, até os mais apelões serão pegos com as calças baixas e grande quantidade de dano será infligido.

V – TRIGGER II: Weapon Fury

Usando sua tonfa de policial, Lucia pode acertar duas vezes o oponente com grande possibilidades para encompridar combos que comecem com qualquer tipo de ataque normal ou V-Skill, podendo ser cancelado em qualquer Super Golpe. Caso cancelado em Critical Art, faz um grande estrago. Além de salvar uma rasteira forte defendida de forma segura, garante um ataque rápido que avança sobre os oponentes e pode também começar combos extensos. Bom para quem está começando ou para inimigos muito desbalanceados.

CRITICAL ART: Hard Hit Knee

Uma sequência rápida de chutes que avançam queimando o oponente, depois de uma joelhada certeira e finalizada como seu clássico Super de Final Fight 3, rodopiando em chutes até finalizar com um grande chute de fogo, parecido com Ken Masters. Com um grande avanço nos ataques e causando dano considerável, é uma ótima opção para usar após um combo extenso usando o V-Trigger I ou punir adversários que usaram golpes inseguros, mas estão afastados.

Apesar da grande zona que a Capcom está fazendo com o jogo de luta mais famoso do mundo, que já ocasionou em perda de visualizações na EVO e inscrições, somado ao vazamento e esta temporada maluca, estes três novos personagens trouxeram uma brisa de novidades para um ótimo jogo mal executado, mas muito divertido. Em meio a essas incoerências, surge Lucia, uma nova personagem que vai esquentar os próximos torneios e, quem sabe, os ânimos dos jogadores, pois o páreo com Samurai Shodown está complicado, junto com a concorrência com Tekken 7 e Dragon Ball Fighter Z, todos com novos personagens queridinhos do público.

Na próxima, vamos analisar o último dos World Warriors que faltava retornar, E. Honda, o Yokozuna que adora teatro Kabuki e esmagar as pessoas com a bunda depois de esbofeteá-las. Depois, falaremos da chicoteante Poison, a lutadora de rua que trocou as gangues pelo empreendedorismo, ou quase isso…

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)