Neste ano, a série Mega Man faz 30 anos. E como já fez antes com a série principal, e inúmeras vezes antes na história da franquia, a Capcom reúne os títulos da subssérie X em pacotes especiais, que ficam disponíveis para a atual geração de plataformas e aparecem cheios de extras, incluindo um modo dedicado aos novatos e outros aos veteranos e viciados.

Da mesma forma que no passado, a Mega Man X Legacy Collection é dividida em dois volumes, lançados juntos. No primeiro, estão os títulos de X a X4, enquanto, no segundo, de X5 a X8. Todos aparecem tanto nas versões ocidentais quanto japonesas, trocadas ao toque de um botão e direito, em sua maioria, às dublagens e características dos lançamentos originais.

Afinal de contas, estamos falando de uma coletânea baseada em emulação, algo que age sobre os games para o bem ou para o mal. Como dito, temos aqui as versões originais, sem tirar nem pôr, como aconteceu recentemente, também, com os games de Street Fighter para arcade. Por outro lado, isso também significa que bugs e problemas das edições originais não foram corrigidos aqui, enquanto os games receberam pouco trabalho de suavização e adequação para rodar de forma melhor nos televisores modernos.

Portanto, não se surpreenda ao ver as mesmas quedas na taxa de quadros por segundo que aconteciam no Super Nintendo acontecendo também em seu PS4, que tem poder de sobra para rodar os títulos. Da mesma forma, tente não se chatear muito com as belas animações que abrem alguns títulos, que sofrem o reflexo do tempo e aparecem em uma resolução bem mais baixa que a vigente na atualidade.

Por outro lado, para compensar isso, Mega Man X Legacy Collection chega com uma grande galeria de artes conceituais, trilha sonoras, detalhes do enredo e, em uma das partes mais divertidas, produtos licenciados. Além disso, o OVA The Day of Sigma também faz parte do pacote, mostrando o início da trajetória do vilão que os fãs vão se cansar de enfrentar ao longo dos oito jogos.

Vale a pena citar ainda o modo X Challenge, que coloca o robozinho azul para enfrentar dois chefes de fase ao mesmo tempo. No extra, voltado para jogadores com habilidade, é preciso estratégia no uso de poderes especiais e um conhecimento dos padrões dos inimigos, em uma jogabilidade que é, ao mesmo tempo, insana e quebrada.

A Capcom é uma empresa reconhecida por seus relançamentos e coletâneas, chegando até mesmo a ser criticada ou ironizada por isso. Mas é inegável o cuidado e a atenção dada por ela às suas franquias clássicas nestes lançamentos recentes. Quer você veja valor na edição emulada ou não, não dá para brigar com o fato de que Mega Man X Legacy Collection torna os títulos da franquia mais acessíveis do que nunca, além de cercados de extras e novidades interessantes.

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)