Rolou na tarde desta segunda-feira (02) o WWDC 2014, evento da Apple focado em sua comunidade de desenvolvedores. E, entre anúncios de novas versões do iOS e do Mac OS X, a empresa revelou a Metal, sua nova engine para jogos mobile que promete trazer aos celulares e tablets da marca gráficos no mesmo nível dos consoles de mesa atuais.
Acompanhando a chegada do iOS 8, o motor gráfico otimiza a utilização da CPU e da GPU dos aparelhos, permitindo que os jogos apresentem um maior nível de fidelidade gráfica e elementos renderizados ao mesmo tempo na tela. Em uma demonstração semelhante à vista com a nova geração de consoles, foram feitas exibições de centenas de partículas como pétalas e borboletas animadas simultaneamente, mostrando o potencial da nova plataforma.
A Metal poderá ser rodada de forma integrada com outros motores gráficos do mercado, como a Unity ou a Unreal Engine. E foi exatamente esta última que foi exibida ao vivo para os desenvolvedores presentes, com a demo Zen Garden sendo apresentada pelo fundador da Epic Games, Tim Sweeney. Trata-se de um passeio virtual por ambientes dinâmicos e relaxantes que, inclusive, será liberado ao público assim que o iOS 8 estiver disponível, nos próximos meses.
Mas desde já, dá para perceber que a Apple quer apostar alto no setor de games para seus aparelhos. A empresa já fala em parcerias com empresas como a Electronic Arts e a Crytek, além da própria Epic, e exibiu também um trecho de Plants Vs. Zombies: Garden Warfare com visuais semelhantes aos vistos no Xbox One.
Por enquanto, os primeiros jogos rodando em cima da Metal ainda não têm data de lançamento. Como o próprio iOS 8 ainda é uma novidade recente, os desenvolvedores devem estar colocando as mãos na plataforma apenas agora, com anúncios sendo feitos posteriormente.