Se você é como eu, está neste momento contando os minutos para a liberação do primeiro capítulo de Resident Evil Revelations 2, que chega às redes online nesta terça-feira (24). E, com ele, vem também mais uma chuva de referências literárias que, mais do que simples citações, dão algumas dicas do que está por vir.

O desespero de Claire e Moira, enclausuradas em uma prisão onde experimentos bizarros estão acontecendo, ou a busca frenética de Barry Burton por sua filha são apenas o começo do pesadelo. E, assim como em toda a obra de Franz Kafka, a agonia que se apresenta nas primeiras páginas só piora ao longo da leitura, com a diferença de que, aqui, não se tem nem mesmo a esperança de um final feliz.

São dois os livros que recomendo para leitura não apenas em relação a Resident Evil Revelations 2, mas também para sua vida: “A Metamorfose”, de 1915, e “O Processo”, de 1925. Apesar de serem bastante diferentes, as duas histórias são semelhantes em sua essência e tratam de inadequação, desespero e, acima de tudo, circunstâncias que estão bem além de nosso controle.

O primeiro, mais clássico, traz a história de Gregor Samsa, um vendedor com uma vida medíocre que, um belo dia, acorda transformado em um gigantesco inseto. Ao longo do livro, de leitura fácil e constatações pesadas, passamos por diversas fases de aceitação e negação de condições extremas, não apenas com relação a nós mesmos como também com os outros.

KafkaImagem: Miguel Magaña

De causador de medo em sua família, Samsa passa a ser um segredo e, por fim, um estorvo. Inicialmente preocupado com o seu trabalho, o próprio protagonista passa por uma fase melancólica e, em determinado momento, chega até mesmo a aceitar seu destino, tentando viver uma vida quase normal que, claro, é impedida pelas pessoas “normais”.

Tudo isso acontece por meio de analogias e é contado com uma frieza que chega a beirar a crueldade. Não é como se você estivesse lendo um texto jornalístico, mas sim, um relato cru daquilo que está acontecendo. Isso se deve ao fato de Kafka, tcheco, ter escolhido a lingua alemã para escrever seus livros, levando para a escrita a falta de naturalidade com um idioma que não é o seu.

Essa frieza, inclusive, é o grande pano de fundo de “O Processo”, lançado dez anos depois de “A Metamorfose” para contar uma história de brutalidade psicológica. A ideia de um mundo de burocracia extrema, em que nada faz sentido mas tudo é usado contra você, numa conveniência mórbida, foi publicada em um livro inacabado, após a morte de Kafka e editado de forma em que fizesse algum tipo de sentido por um dos amigos próximos do escritor.

Kafka

A trama de Josef K. é contada em clima de surrealismo, quase como um pesadelo, mas ao mesmo tempo parecendo real. Ele acorda desorientado e preso, acusado de um crime que diz não ter cometido, ou melhor, não sabe ter cometido, já que nunca lhe é dita qual a acusação que pesa contra seus ombros. É uma situação totalmente crível e, também, completamente absurda. E é aí que está a grande questão que vai te deixar pensando por muito tempo.

Ambos os livros foram as grandes inspirações de Dai Sato e Hiroshi Yamashita na construção do roteiro de Resident Evil Revelations 2, mas a influência de Kafka no game vai bem mais além disso. Os nomes dos quatro capítulos – Colônia Penal, Contemplação, O Julgamento e A Metamorfose – são todos títulos de obras do autor e podem dar indicações do que está por vir.

Independentemente se você gostar ou não da franquia da Capcom, vale a pena dar uma olhada. Existem inúmeras edições dos livros de Kafka, então, dá para encontrar facilmente em sebos e pagar barato por elas. Mesmo que fosse caro, valeria cada centavo.

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)