As especulações estavam certas. Como uma reportagem do Bloomberg afirmou na última semana, a Microsoft anunciou nesta segunda-feira (15) a compra da Mojang, a desenvolvedora do sucesso Minecraft, por US$ 2,5 bilhões. Para Phil Spencer, diretor da marca Xbox e responsável por apresentar a aquisição, trata-se de uma continuidade em uma parceria de muito sucesso entre as duas companhias.
Desde o começo, porém, uma boa notícia: o título não se tornará exclusivo. Mesmo trabalhando sob a Microsoft, a Mojang continuará trabalhando nas versões PC, iOS, Android e até PlayStation de Minecraft. Mas, claro, as edições do título para o Xbox 360 e Xbox One devem passar a contar com mais conteúdos exclusivos e um suporte muito mais apurado. A Minecon, conferência oficial do título, também continua nos planos.
Poucos planos, além da própria aquisição em si, foram revelados. Mas a Microsoft já falou em usar o poder da computação na nuvem para entregar mais conteúdo e potencial para Minecraft, um título completamente baseado na criação e inovação. Como se trata de um título intrinsicamente conectado, com grande sucesso no YouTube e entre quase todo tipo de jogador, dá para imaginar porque a fabricante do Xbox quis trazer a marca para si.
O criador do título, Markus Persson, confirmou no blog da Mojang que está deixando a empresa, assim como seus dois companheiros de direção, Carl Manneh e Jakob Porser. Notch, porém, afirmou que boa parte da equipe de desenvolvimento do título deve continuar na empresa para trabalhar nessa transição e continuar a garantir o patamar de qualidade ao qual todos estão acostumados.
Além disso, ele falou na pressão de ser o criador de um projeto dessa magnitude como o principal motivo para sua saída da empresa. Segundo Notch, seu coração permanece com os projetos pequenos e autorais, e ele realmente tentou trabalhar neles após o lançamento de Minecraft, sem sucesso. Foi daí que veio a decisão de vender a Mojang para a Microsoft e seguir em frente de maneira independente.