A Microsoft não apenas confirmou os boatos de demissão publicados nesta quarta-feira (16), como revelou que eles, na verdade, representam quase quatro vezes mais do que o esperado. Em um comunicado oficial escrito pelo CEO Satya Nadella, a empresa confirmou a demissão de 18 mil funcionários em uma estratégia de realinhamento da companhia após a compra da divisão de smartphones e tablets da Nokia.
Segundo o executivo, as dispensas devem acontecer ao longo de 2014 e todos os empregados afetados deverão ser informados ao longo dos próximos seis meses. Nadella não falou exatamente em quais divisões as demissões irão acontecer, mas os relatos iniciais publicados pelo Bloomberg indicavam que a divisão Xbox também seria atingida em seus setores de engenharia e marketing.
Mas, segundo as informações publicadas pelo Eurogamer, o diretor da divisão de dispositivos da Microsoft, Stephen Elop, afirmou que as mudanças no segmento Xbox serão “limitadas” e atingirão o setor relacionado ao hardware do console. Vai saber o que isso significa exatamente.
O comunicado oficial de Nadella, ainda, fala pouco sobre específicos, mas explica como tudo vai funcionar depois do processo de demissões. A ideia é criar uma Microsoft mais dinâmica e ágil, com menos níveis de gerenciamento e um processo de controle mais rápido. Ou seja, uma empresa mais produtiva e integrada com a Nokia, que com seus funcionários, recém-chegou à estrutura da companhia e foi o principal estopim para as demissões.