Anunciado com pompa na última E3, o reboot de The Phantom Dust veio como uma das grandes promessas da Microsoft para o mercado japonês. Mas, pelo jeito, nos bastidores, a coisa não tem andado tão bem, com a Microsoft confirmando agora que cortou completamente as relações com a desenvolvedora do título, a Darkside Game Studio.
A Microsoft não explicou exatamente os motivos que levaram à separação, mas disse que isso não significará um cancelamento. Segundo a empresa, falando ao Eurogamer, o título continuará pelas mãos de uma nova produtora, mas que, no momento, ainda não é possível falar nada a esse respeito.
Informações extra-oficiais, ainda, dão conta do fechamento do Darkside Game Studio, que vinha atuando como uma subsidiária da Microsoft. The Phantom Dust seria seu primeiro game, após suas participações em games recentes como Sunset Overdrive e a versão Xbox 360 de Borderlands: The Pre-Sequel. Cerca de 50 pessoas teriam perdido seus empregos como parte da mudança.
O futuro, então, permanece incerto para o título criado por Yukio Futatsugi, o mesmo responsável pela série Panzer Dragoon. Resta apenas esperar, mas desde já, surgem ainda mais interrogações quanto ao comprometimento real da Microsoft com o mercado japonês, onde o Xbox One vem patinando desde seu lançamento.