A diferença no total de vendas entre o PlayStation 4 e o Xbox One é de quase o dobro, com larga vantagem para a Sony na nova geração. Apesar de reconhecer o sucesso do rival, e inclusive parabeniza-lo por isso, o diretor do setor de games da Microsoft, Phil Spencer, avisa que a briga ainda é longa e um sucesso inicial não significa a manutenção dos números com o passar dos anos.
Em entrevista ao GamesIndustry International, o executivo disse que a atual era de aparelhos está ainda em sua marca de 10% e, justamente por isso, deve ser encarada como uma maratona. Para Spencer, o sucesso é de quem sabe trabalhar bem seus números, jogos e funções exclusivas, e não de quem sai na frente logo de início e, assim como um atleta mal treinado, pode acabar se cansando no meio do caminho.
Spencer cita o pacote de Xbox One sem o Kinect e a extensa lista de jogos exclusivos anunciada durante a E3 2014 como dois exemplos desse tipo de administração de recursos, que com certeza darão mais vantagem à Microsoft no longo prazo. Além disso, a compra individual do sensor de movimentos pelos jogadores que optarem primeiramente pelo console sem o acessório também é visto como um fator que vai ajudar nos números da companhia.
Os dados de vendagem mais recentes da Sony vêm de abril, quando a empresa afirmou já ter vendido mais de sete milhões de unidades do PlayStation 4. Enquanto isso, a Microsoft não se pronuncia oficialmente sobre o sucesso do Xbox One desde o final do ano, quando afirmou que três milhões de consoles foram vendidos entre os meses de novembro e dezembro.
Os dados estimados pelo VGCHartz mostram 4,6 milhões de Xbox One vendidos em todo o mundo, enquanto o PlayStation 4 já chegou a 8,2 milhões.
Foto: N4SA