A compra da Microsoft pela Rare foi vista, por muita gente, como uma esperança de retorno de clássicos como Battletoads, Killer Instinct e Perfect Dark. Enquanto o título de luta efetivamente voltou, mas pelas mãos de outra desenvolvedora, a clássica empresa acabou transformada em uma criadora de jogos para o Kinect e, no final das contas, acabou caindo em descrédito e passando por uma recente onda de demissões.
Apesar disso, a Microsoft diz estar comprometida com a companhia e seus fãs, dando todo o suporte a ela no desenvolvimento de novos jogos com ou sem o Kinect, que não é mais um periférico obrigatório do Xbox One. Sâo essas as palavras de Phil Harrison, chefe europeu dos estúdios de desenvolvimento da empresa, ao site Eurogamer.
De acordo com ele, a empresa não foi abandonada e a Rare continua ativa e bem, apesar das mudanças. Segundo o executivo, a desenvolvedora trabalha em “alguns projetos” no momento, que serão anunciados no momento certo e devem agradar bastante aos jogadores. Os planos, na visão de Harrison, são ambiciosos.
O mais recente jogo da Rare foi Kinect Sports Rivals, que não obteve sucesso em se equiparar em vendas ao antecessor da franquia. Foi justamente ele o responsável pelas demissões que atingiram o estúdio pouco após o lançamento do game.