Como fabricante do sistema operacional mais popular do mercado, a falta de presença da Microsoft no mercado de jogos para PC é um contraponto esquisito. Mas, segundo Phil Spencer, a recente aquisição da franquia Rise of Nations é o primeiro passo do que o dirigente da marca Xbox confirmou serem esforços para melhorar a presença da empresa nesse segmento.
O começo dessa presença vai acontecer pelo Steam, com um relançamento de títulos de Rise of Nations acontecendo pelo sistema de distribuição digital da Valve. O que é uma estratégia bastante estranha levando em conta a resistência da Microsoft em trabalhar com rivais e a possível iminência do fechamento de seu próprio serviço, o Games for Windows LIVE.
O executivo disse também que parte de sua responsabilidade desde que se tornou responsável por todo o setor de games da Microsoft é, justamente, renovar o setor de games para computador. Ele sempre se proclamou como um grande fã da plataforma e, anteriormente, já afirmou estar trabalhando em planos nesse sentido.
Porém, Spencer não falou especificamente sobre os planos da companhia ou sobre a estreia de um novo serviço proprietário, possivelmente baseado na marca Xbox. Nem mesmo o fechamento do GfWL foi confirmado pela Microsoft, mas acredita-se que ele vá acontecer em 1º de julho de 2014, o que já está motivando a transferência de uma série de games para o Steam. É o caso, por exemplo, de Street Fighter IV.