A revista japonesa Famitsu reuniu em uma mesma sala dois dos grandes nomes dos jogos de terror da atualidade: Hideo Kojima, de Silent Hills, e Shinji Mikami, de The Evil Within. Durante o papo, eles conversaram sobre o estado atual da indústria de jogos e quais são as artimanhas usadas para assustar os jogadores de hoje.
Para o criador de Metal Gear, deixar as pessoas com medo não é difícil. O que é complicado mesmo é fazer com que as pessoas deem risada. Esse aspecto, na verdade, se estende a toda a jogabilidade, com ameaças e padrões que se tornam subjetivos e individuais de acordo com o passado e nível cultural de cada jogador.
Foi por isso, por exemplo, que ele decidiu situar P.T., a demo jogável de Silent Hills, nos corredores de uma casa, um aspecto comum para todos e que não depende de conhecimento prévio. A ideia era passar para os jogadores a experiência de se estar preso em um lugar, sem chance de sair nem informação, e com coisas fora de seu controle acontecendo a todo momento.
Mikami elogiou Kojima por P.T. e disse esperar que o clima da demonstração permaneça ao longo do game completo. O criador de Resident Evil disse também que a amostra chama a atenção por, justamente, fugir da tendência atual do entretenimento eletrônico, que privilegia a ação e o movimento. Foi justamente daí que veio a ideia de The Evil Within, que se apoia no medo e na tensão para deixar os jogadores ligados.
Por outro lado, Mikami disse que não se assusta mais tão facilmente, devido aos anos trabalhando com jogos assim. Kojima o chamou de “o pai do Survival Horror”, mas concordou com ele, afirmando que desenvolvedores de games são como bichos, que enxergam e percebem coisas que os humanos “comuns” não notam. Como estão trabalhando diretamente com os títulos, são capazes de notar elementos que não ficam tão claros para quem não tem tanta intimidade, o que acaba causando ainda mais medo.
Além disso, o criador de Resident Evil concordou com Kojima sobre a questão da falta de informação, afirmando que, muitas vezes, uma cadeira sozinha em uma sala pode ser muito mais assustadora que um ambiente cheio de elementos. Essa variedade faz com que os jogadores não saibam no que focar sua atenção, reduzindo o impacto do que está acontecendo.
The Evil Within chega no dia 14 de outubro para PC, PlayStation 4, Xbox One, Xbox 360 e PS3. Já Silent Hills tem lançamento previsto para 2016 e, por enquanto, só teve o PS4 como plataforma confirmada.
Com informações do Kotaku.