Em entrevista para a Wired, Shinji Mikami, criador de nada mais nada menos que Resident Evil (não de suas sequências atuais, que fique claro) e Dino Crisis, mostrou sua visão sobre dois gêneros, que apesar de serem próximos, possuem sutilezas que dão o gosto de boca seca quando jogamos.
“Em jogos no Japão, um típico jogo de horror seria algo como Clock Tower ou Silent Hill, mas Survival Horror, que gosto de criar, também é entretenimento. Deve haver uma mistura [entre esses] dois aspectos. São gêneros próximos, mas a diferença entre o terror e o survival horror é que, neste último, você pode vencer os monstros e se sentir bem fazendo isso. Você tem que ter essa sensação de ser capaz de derrotar um monstro, mesmo que seja difícil”, explica.
“Eu fiz The Evil Within ser um jogo muito difícil, mas quando você terminá-lo, você vai sentir uma sensação de realização. É assustador, mas não tanto”, continuou. Quer dizer, mesmo quando temos uma metralhadora com 100% da munição, algo que nos deixaria com a sensação de imortais perante aos zumbis, isso não quer dizer nada quando Nemesis pula na sua frente. Um ponto diferente é quando, como em The Last of Us, cada bala de uma pistolinha é tratada como um tesouro inestimável.
Ambos os gêneros possuem seu alto grau de entretenimento e sabemos agora qual deles The Evil Within terá, com o pai do Survival Horror liderando sua produção. O jogo sairá para PC, PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360 and Xbox One em Outubro.