Minecraft Dungeons é mais uma produção recente da Microsoft que visa expandir suas franquias principais, explorando outros gêneros da mesma forma que fez com Gears Tactics, Halo Wars e Minecraft Story Mode. A mais recente empreitada coloca todo o universo da franquia em uma jogabilidade dungeon crawler, muito conhecida de jogos da série Diablo. O resultado final é uma experiência divertida que pode agradar fãs dos dois espectros dessa mistura inesperada.
A marca da Mojang não é estranha para ninguém, com um jogo que ultrapassou gerações e não mostra sinais de parar tão cedo. Sendo assim, não é de se estranhar a vontade de abraçar novos horizontes, abordando mecânicas diferentes daquelas do Minecraft original, mas sem perder o visual charmoso já conhecido da série.
Sem as mecânicas de criar itens ou cavar os cenários por pedras preciosas, o grande foco de Minecraft Dungeons gira em torno do combate e da exploração de dungeons por equipamentos e armas novas. A visão isométrica e os controles, que podem ser jogados no PC tanto com teclado e mouse como no controle, lembram muitos outros jogos do gênero, ainda que ao observar as minúcias dele, as notamos um pouco diluídas.
Em Dungeons, não é necessário escolher uma classe, com todos os personagens capazes de usar qualquer equipamento e artefato disponível no jogo, colocando a cargo do jogador a especialização que melhor se encaixa com o seu estilo. Essa liberdade permite muita experimentação e dá espaço para que jogadores solo, por exemplo, consigam criar uma build que permita enfrentar sozinho os inimigos. As armas que podem ser encontradas são bem variadas, desde espadas até a conhecida picareta, com uma troca constante por equipamentos melhores se você for um jogador curioso que encontra todos os baús escondidos pelos cenários.
Caso você queira trazer seus amigos, o jogo permite que até outros três jogadores te acompanhem na jornada, tanto online como em coop local. A experiência compartilhada é mais gratificante e divertida, com a dificuldade dos inimigos e a qualidade do loot determinada pela quantidade de pessoas no lobby. A sinergia de unir personagens distintos como Bárbaros e Paladinos não é tão presente, pois todo mundo divide o mesmo tipo de equipamentos e armas, mas como dito, é possível fazer com que um amigo especialize seu personagem com artefatos de cura, enquanto outro usa armaduras com resistência para seguir como a linha de frente do grupo.
Minecraft Dungeons é acessível o suficiente para atrair o público mais jovem, que gosta da experiência original, como também os entusiastas do estilo dungeon crawler que aguardam novidades.
A sensação é de que toda a parte de RPG, como as estatísticas de armas e artefatos, foram diluídas para tornar o jogo mais entendível e acessível para o público mais jovem. Assim, Minecraft Dungeons acaba sendo, provavelmente, o jogo ideal para pais e filhos jogarem juntos no sofá.
Essa acessibilidade também se estende à escolha da dificuldade para cada cenário. É possível escolher uma modalidade mais palatável para marinheiros de primeira viagem, como também aumentar o desafio consideravelmente para aqueles que já são versados em jogos do gênero. Ainda assim, o jogo se comporta de maneira muito semelhante a um dungeon crawler tradicional, com o foco em explorar o máximo possível do cenário para achar um loot escondido nas cavernas.
Fora isso, os jogadores podem cumprir os objetivos principais da campanha e enfrentar os chefes, que são uma mistura de inimigos inéditos do novo jogo com o retorno de alguns oponentes clássicos do original. Dois exemplos são o Enderman e os Creepers, que continuam muito perigosos quando chegam perto de você para explodir! A história do jogo é simples e sem muito peso pra experiência. Felizmente, parece que os desenvolvedores sabem disso, pois não há muito desenvolvimento além das motivações do vilão
Em Dungeons, o foco é realmente na experiência e jogabilidade, com o enredo funcionando mais como uma desculpa para entrar em cavernas e florestas repletas de inimigos. Os cenários, por sinal, são extremamente variados, com locais que vão desde florestas, pântanos e até desertos, sempre com uma trilha sonora que remete muito ao jogo original da Mojang.
O pacote, no geral, é muito divertido, mas é uma pena que Minecraft Dungeons seja tão curto, pois é possível finalizar a campanha com apenas seis horas de jogo. É possível revisitar os mesmos cenários em dificuldades superiores e adquirir equipamentos melhores, mas isso aumenta a longevidade do jogo até certo ponto, apenas. Felizmente, futuras DLCs já anunciadas irão amenizar um pouco essa brevidade.
O resultado final de Minecraft Dungeons é um jogo muito divertido, que consegue abraçar aqueles esperando por Diablo 4 ou outros jogos do gênero, como também o público cativo (e mais jovem) da franquia de picaretas e Creepers, mesclando a estrutura conhecida dos dungeon crawlers com o brilho dos visuais do carro chefe da Mojang.
O jogo foi testado no PC, em cópia cedida pela Microsoft.