Não é novidade para ninguém que a Nintendo cada vez mais se distancia da onda do mercado para focar em seu próprio nicho, trabalhando com foco em seus próprios usuários e não na indústria como um todo. Para Shigeru Miyamoto, um dos principais criadores da empresa, essa abordagem deveria ser estendida até mesmo ao próprio gênero dos títulos da companhia, que mereciam uma identificação separada, e não como parte de um todo no mundo dos games.
Em entrevista ao Los Angeles Times (via GameSpot), Miyamoto atribuiu isso à abordagem diferente que a Nintendo dá a seus títulos e plataformas. Na visão dele, enquanto alguns desenvolvedores de jogos levam seu trabalho à sério demais e querem entregar um trabalho “cool”, os produtores da “Big N” preferem rir de si mesmos e trabalhar de forma mais criativa e divertida, brincando com dinâmicas e personagens consagrados.
É essa ideia que explica, por exemplo, os diversos crossovers realizados entre os próprios personagens da marca, uma ideia que deu origem a Super Smash Bros., por exemplo, ou a inclusão de referências e piadinhas em títulos como Bayonetta 2 ou Metal Gear Solid 3: Snake Eater. Para o criador de Mario, essa ideia está no coração da Nintendo e é o que a leva, desde sempre, a apresentar propostas diferentes daquilo que se vê por aí.
Para a empresa, foi justamente essa abordagem que a levou a ser um dos principais destaques da E3 2014, com uma enxurrada de novos games e propostas para o 3DS e, principalmente o Wii U. Desde o lançamento de Mario Kart 8, o console parece estar em um caminho de recuperação após um lançamento turbulento.