No dia 12 de junho, a Mojang anunciou que os jogadores de Minecraft poderiam começar a rentabilizar os servidores em que hospedam seus jogos por meio da venda de acesso e outros itens cosméticos. Embora a ideia é que esse novo modelo iria ajudar os hosts a cobrirem os custos de funcionamento de sua infraestrutura, a notícia provocou um debate. O criador Markus “Notch” Persson foi ao Twitter para expressar a frustração sobre esse assunto e ofereceu a sua parte da desenvolvedora para que ele possa seguir em frente com a sua vida. E ainda completou que ser odiado por tentar fazer a coisa certa não é bem o seu estilo.
De acordo com um post no site da própria Mojang, os hosts podem cobrar para que os outros jogadores tenham acesso a seus servidores, desde que a taxa seja a mesma para todos e que não tenham elementos de jogabilidade restritos a níveis pagos. Os proprietários também podem aceitar doações e colocar anúncios em seus mundos, mas apenas itens de jogo podem ser vendidos, desde que sejam apenas cosméticos e não afetem o funcionamento do game. Isso significa a proibição da venda de espadas, poções de invencibilidade e outros itens desse tipo.
Artigos especiais, minigames e mods cosméticos também podem ser vendidos por dinheiro, mas todos os jogadores de um servidor devem ser capazes de acessá-los. Se estes ou outros afetarem a jogabilidade, no entanto, os proprietários não podem cobrar por eles. Nenhum servidor estará isento destas regras e todos devem estar de acordo com este novo regulamento até 1º de agosto.
Porém, alguns jogadores já estão preocupados com este modelo, afirmando que isso irá acabar com as inovações no multiplayer com seu foco somente em itens cosméticos. Ao impedir que cobrem sobre recursos do jogo, como mods e outros conteúdos criado pelo usuário, significa que criadores terão de se concentrar na venda de materiais que não alterem o gameplay. Por outro lado, alguns acreditam que isso não vai recuperar o custo de funcionamento um servidor. Sem ganhar dinheiro, muitos desses servidores serão inevitavelmente encerrados.
Gregory Schmitt, do servidor Mineplex, afirma que os jogadores sempre se sentiram como parceiros da Mojang, criando conteúdo personalizado para manter a comunidade envolvida e interessada em Minecraft. Assim, é difícil para os servidores que investiram tanto tempo e esforço no jogo ver a companhia usando uma linguagem que implica que eles apenas têm aturado os jogadores, em vez de valorizar a suas contribuições. E ainda acrescentou que é decepcionante e desanimador sentir como se a desenvolvedora não visse o valor incrível de servidores que estão adicionando tanto conteúdo para o jogo e mantendo os jogadores envolvidos e interessados no game.
Com informações do Polygon.