Após um período de indisponibilidade que se estendia desde o Natal, a PSN finalmente voltou a funcionar – ou quase isso – no último sábado (28). Enquanto muita gente no Vita e PS3 já consegue acessar o serviço (e muitos, no console de sétima geração, afirmam nunca terem visto a rede fora do ar), o PlayStation 4 – sempre ele – ainda parece estar apresentando alguns problemas, por mais que a Sony afirme que tudo já está voltando ao normal.
Pelo Twitter, a empresa confirmou o retorno da rede e também os problemas eventuais que podem ser enfrentados por alguns usuários. Eles próprios também têm encontrado maneiras alternativas de retornar ao modo online de seus games, por isso, eis aqui as opções que podem funcionar (ou não) caso você ainda não consiga se conectar à PSN pelo PS4.
Reinicie tudo
A primeira indicação feita pela Sony é a mesma de qualquer técnico de suporte técnico: desligue tudo da tomada e religue novamente. Esse procedimento, principalmente no caso de modems e celulares, que ficam ligados o tempo todo, permite que os dispositivos atualizem suas configurações e meio que comecem do zero, acabando com qualquer tipo de interferência ou lentidão que possam estar sofrendo decorrentes de sua operação.
No PS4, o procedimento é simples, bastando desligar o console completamente pelo menu do aparelho e aguardar que todas as luzes se apaguem. Depois, remova-o da tomada. O mesmo vale para o seu modem de internet. A Sony pede que eles permaneçam dois minutos desligados, o que parece ser tempo demais, mas pode ser necessário caso seu aparelho tenha baterias que o mantenham funcionando mesmo após uma queda de energia.
Depois disso, é uma boa reconfigurar a conexão com a internet em seu console, para que ele também atualize as configurações. Pela própria tela de configurações já é possível realizar testes e, por ela, você já poderá saber se o PS4 foi capaz de se conectar à PSN.
Troque o MTU
A mudança de MTU foi uma das alternativas apontadas pela própria Sony para resolver os problemas enquanto a PSN não se encontrava plenamente no ar, mas já começava a voltar. O valor, alterável também pela tela de configurações de rede, tem a ver com a divisão dos pacotes de dados enviados pelo console para a internet.
Para realizar a modificação, siga como se estivesse configurando uma nova rede, mas escolha a opção “Personalizada”, no lugar da “Fácil”. Não mexa em nenhuma das opções, mas quando chegar em “Configurações de MTU”, selecione “Manual”. Insira o valor 1476 e finalize a configuração, observando os testes na sequência.
Caso o número acima não funcione, tente novamente com 1473. Por esse método, alguns recursos da rede podem não funcionar, como o download de jogos na velocidade máxima ou as atualizações da tela inicial do PS4. Ainda assim, será possível se conectar e jogar online, o que, para muita gente, já será suficiente. Se o método funcionar para você, não se esqueça de voltar o MTU ao valor original uma vez que a Sony resolver permanentemente seus problemas com a PSN.
Restaure o banco de dados
Temos aqui uma solução um pouco mais drástica, mas ainda simples. A restauração do banco de dados do console não apaga nenhum arquivo, jogo salvo ou instalação, mas funciona para recuperar o sistema de erros de configuração. É, também, uma alternativa apontada como uma possível solução para 9 entre 10 erros do PS4, incluindo problemas de hardware como o auto-eject, por exemplo.
Para fazer isso, você deverá acessar o modo de segurança do console. Desligue-o completamente pelo menu e, na sequência, religue-o pelo botão do próprio aparelho, mantendo-o pressionado por sete segundos ou até ouvir o segundo bipe. Você terá acesso a um menu diferente e deverá plugar o DualShock 4 pelo cabo USB para acessar as opções.
Aqui estão várias configurações necessárias em caso de falha de sistema, como a restauração do padrão de fábrica ou a atualização do firmware. Agora, vamos selecionar a opção 5. Recriar banco de dados, um processo que pode demorar alguns minutos ou até horas dependendo da quantidade de coisa que você tiver no HD.
Daqui em diante, tudo acontece automaticamente. O console realiza a restauração e reinicia sozinho, retornando à tela inicial assim que todo o processo estiver finalizado. Idealmente, o sistema se conectará automaticamente à PSN, mas caso necessário, una esta alternativa de reparo às outras deste artigo para tentar resolver definitivamente o problema.