Antes que digam que o New Game Plus só fala de Indies retrô ou 2D, venho indicar essa obra-prima do cenário independente nacional: Nebula: Sole Survivor. Como o nome já spoilea, você é Ivy Howlett, a única restante de uma equipe em viagem espacial e precisa se virar para sobreviver dentro do abrigo e centro de pesquisas. Dito isso, espere por puzzles envolvendo maquinário tecnológico futurista e monstros para matar, seja na bala ou usando uma arma de choque. Tais armas também servem de ferramenta e como você deve usar os recursos de jogo, terá que perceber sozinho.

O game tem visão de cima, como nos jogos antigos, mas o gameplay se parece muito com Resident Evil. Mas diferente do citado, a personagem pode rolar e abaixar, mostrando uma agilidade necessária. Além dos comandos de movimentação e ataque, temos o botão de interação e os clássicos comandos de recarregar, ligar lanterna e um que a deixa azul, que ainda não descobri para que serve. O jogo consiste em conseguir chaves de rosca para fazer os equipamentos funcionarem e você conseguir avançar. Os itens podem ser conseguidos no chão, caixas de ferramentas e matando os inimigos. Dada a premissa de que você precisa aprender sozinho como avançar, se você ficar travado no jogo é porque deixou alguma chave para trás.

O game tem um ótimo 3D, uma CGI honesta, efeitos sonoros e trilha correspondente que criam uma ambientação sombria que te deixa tenso. Os comandos são clássicos de jogos pra PC, usando teclado com mouse, e a jogabilidade varia entre vasculhar os cenários, puzzles, missões e matança de inimigos. Os pesares são alguns bugs cuja remoção já foi prometida, um excesso de iluminação em certos pontos, te cegando em relação ao ambiente, e o fato de que não existe curva de aprendizado. Você literalmente tem que descobrir sozinho o que fazer, fator que pode frustrar os jogadores mais ansiosos, que se irritarão ficando tanto tempo no mesmo lugar procurando algo pra interagir.

Fraseinicial

Por mais cruel que seja para alguns jogadores, este game mantém uma corrente de pensamento muito difundida atualmente: o jogador ficou mal acostumado, sendo guiado pela CPU sobre o que deve fazer, como resolver os problemas e outras mamatas mas aqui você terá que se virar. Explorar faz parte da experiência.

Uma obra-prima trazida até nós por Bruno Graber, e você pode ajudá-lo a trazer o game completo ajudando no Kickstarter, onde consegue jogar este mesmo Beta. No Steam, já ganhou luz verde e esperamos que o cenário independente nacional cresça cada vez mais e mais, mas para isso, precisa do apoio dos brasileiros.

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)