O tijolo que a Nintendo chamou de 2DS e colocou no mercado vendeu 2,1 milhões de unidades em todo o mundo. O total foi registrado em menos de três meses, entre o lançamento do aparelho, 12 de outubro, e o dia 31 de dezembro de 2013, quando se fechou o penúltimo trimestre do ano fiscal 2014.
A empresa se mostrou satisfeita com os resultados da nova versão de seu portátil de atual geração, voltado para crianças pequenas que ainda não podem utilizar o efeito tridimensional. Além disso, o aparelho é mais barato que seu irmão com dobradiças, o que pode ter desempenhado um papel fundamental quando os pais foram às lojas em busca daquele video game que o filho pediu para jogar Pokémon.
Desde seu lançamento em fevereiro de 2011, o Nintendo 3DS já vendeu 42,7 milhões de unidades. Em comparação, o DS, que continua vendendo bem, já chega a 154 milhoes de aparelhos comercializados em todo o mundo.
Os números mais detalhados sobre a venda dos consoles foram publicados pela Nintendo nesta quinta (30) junto com a constatação de uma queda de 30% em 2013 em relação ao ano anterior. O culpado, claro, foi o Wii U, que tem vendido pouco em todo o mundo e é um dos principais motivadores de uma reestruturação completa na “Big N”.
A situação está tão tensa que a Nintendo está, entre outras coisas, considerando uma possível venda ou fusão com outra empresa. Em mais declarações publicadas pelo jornal de negócios Nikkei – e reproduzidas pela Reuters -, o presidente Satoru Iwata disse que os velhos parâmetros com os quais a empresa funcionava não funcionam mais e que, agora, é hora de pensar de forma diferente.
Além disso, o executivo falou algo bem estranho. Segundo ele, a Nintendo é incapaz de prever quais aparelhos e jogos farão sucesso, sendo assim, relatórios financeiros trimestrais não funcionam bem para a empresa nem exibem uma amostra consistente da situação da companhia. Uma declaração que pode cair como chumbo na orelha de investidores que já estão temerosos com o fracasso do Wii U e a dificuldade da Nintendo em retornar à velha forma.