Rumores de que a Nintendo estaria trabalhando em um novo console não são nenhuma novidade, mas parece que a empresa decidiu quebrar o silêncio e finalmente tocar no assunto. Em uma coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, a empresa não só confirmou o desenvolvimento de seu próximo video game como ainda trouxe alguns pouquíssimos detalhes sobre ele.

De acordo com a Big N, este novo sistema está sendo produzido sob o codinome NX e não sabemos ainda se ele será um sucessor para o Wii U ou seu próximo portátil. O que se sabe até então é que todas as principais informações sobre a plataforma serão reveladas ao público no ano que vem — e certamente ao longo de 2015 em um mar de rumores pipocando de todos os lugares.

Nintendo anuncia seu novo console: o NX

A revelação prematura do console se deu durante um encontro da Nintendo com a DeNA, uma empresa especializada em jogos mobile, para anunciar que Mario e as demais franquias da gigante japonesa vão finalmente dar as caras em dispositivos móveis. Assim, o presidente Satoru Iwata confirmou a existência do NX para provar que os hardwares ainda são o foco principal da companhia.

Vida curta

Embora a Nintendo não tenha confirmado se esse novo console é um sistema de mesa ou mesmo um portátil, a verdade é que qualquer uma das respostas é bem preocupante por mostrar o quanto o ciclo de vida das plataformas da empresa estão cada vez menores.

Nintendo já está preparando seu novo console — e isso não quer dizer nada

O Wii U está há apenas três anos no mercado e o New 3DS — que, embora seja uma atualização da versão de 2011, trouxe novidades o suficiente para dar uma boa sobrevida ao aparelho — foi lançado há apenas algumas semanas. Assim, independente do que o NX venha a ser, ele virá para ocupar o lugar de produto ainda jovem.

Isso levanta aquela velha discussão sobre conquistar a confiança do consumidor. Essa abreviação no tempo de vida de qualquer uma das plataformas mostra que nem mesmo a Nintendo parece acreditar nelas e essa mensagem pode pegar muito mal para seus consumidores. Afinal, por que devo me importar com um console que nem mesmo sua fabricante dá o devido valor?

É claro que o NX não vai chegar às lojas tão cedo. Se ele for anunciado em 2016, é bem provável que ele seja lançado somente no ano seguinte ou mesmo no próximo. Contudo, para o fã que está acostumado a ver seus video games completarem uma década de luta, é bem desanimador ver o suporte a um sistema relativamente novo ser deixado de lado pela sua própria produtora.

Nintendo, por favor, não se atropele.

Tags: ,

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)