O tapa-olho, ele sempre encontra um caminho. Mesmo com a Nintendo já tendo liberado uma atualização obrigatória que acaba com a falha de segurança encontrada no game Cubic Ninja, que permitir a execução de softwares não oficiais, hackers ainda assim encontraram brechas para continuar fazendo isso e, acima de tudo, rodar também games pirateados. Para conter o problema, a “Big N” teria, então, decidido tomar uma atitude mais drástica e estaria banindo consoles de sua rede online.
De acordo com as informações do site Nintendo Enthusiast (citadas pelo NBlast), o erro 002-0102 que vem sendo relatado por alguns usuários há dias teria a ver justamente com esse bloqueio. Aqui, o principal alvo seriam aqueles que já estão jogando The Legend of Zelda: Majora’s Mask 3D em versões vazadas antes mesmo de seu lançamento. Em contato com suporte da Nintendo, o site confirmou que se trata mesmo de um banimento e, pelo menos até o momento, irreversível.
Efetivamente, a única proibição se relaciona ao modo online – o usuário bloqueado fica impossibilitado de acessar o modo multiplayer ou qualquer outro tipo de função conectada de seus jogos. De resto, tudo funciona normalmente, incluindo o uso de apps como Netflix, o navegador de internet e, principalmente, o acesso ao eShop, o que indica de que se trata de um banimento de endereço MAC ou número serial do aparelho, e não da conta do jogador.
Oficialmente, a Nintendo não se pronunciou sobre o assunto nem deu detalhes sobre como a detecção acontece. Mas, desde já, dá para dizer que a empresa está preocupada com a pirataria em seus consoles, que ainda está em um estágio inicial, e está tomando todas as medidas possíveis para evitar que ela cresça.