Uma característica comentada desde a revelação das especificações técnicas do controle do Wii U teve seu uso finalmente revelado. Pouco depois de revelar seus resultados financeiros negativos para o ano fiscal 2014, a Nintendo revelou o lançamento da NFP, uma plataforma que vai misturar figuras de ação com video game, permitindo o uso de bonecos em uma série de títulos da empresa.
O significado as sigla não poderia ser mais simples: Nintendo Figure Platform. Apesar da ideia por trás da novidade ser bastante semelhante às séries Skylanders e Disney Infinity, o funcionamento de tudo aqui parece ser um pouco diferente. As figuras dos personagens da empresa poderão ser utilizadas em uma série de games, possuindo um sistema de progresso próprio entre eles.
Para permitir isso, os próprios bonecos colecionáveis terão uma pequena memória interna, capaz de armazenar informações e transmitir as conquistas dos jogadores entre os jogos. Os primeiros games com suporte ao NFP serão revelados na E3 2014, mas a Nintendo já informa que eles estarão disponíveis tanto para o Wii U quanto para o 3DS.
No caso do portátil, porém, a função vai exigir o uso de uma base para transmissão dos dados sem fio entre o boneco e o controle. O console de mesa já conta com a tecnologia Near Field Communication, com certeza colocada lá já com essa ideia em mente. Para os curiosos, o sensor NFC é aquele retângulo localizado logo abaixo do direcional digital do controle.
A primeira linha de bonecos, e provavelmente os preços de cada um deles, também serão reveladas na E3 2014. A Nintendo ainda não falou em datas de lançamento, mas disse que o leitor do NFP para o 3DS só será lançado no começo do ano que vem. Isso não impede, porém, que os primeiros jogos com a tecnologia cheguem ao Wii U ainda neste ano. O que faria todo sentido, já que o lançamento de bonecos e jogos com os personagens da marca em uma temporada de Natal é sucesso em potencial.
A ideia, de acordo com o presidente da Nintendo, Satoru Iwata, é criar um segmento de negócio que, no futuro, se tornará um dos principais da companhia. Como relata o Computer and Videogames, a ideia é tornar a NFP uma parte integrante a experiência não apenas com jogos, mas também com as plataformas da companhia.
Vale a pena lembrar que essa não é a primeira vez que a Nintendo brinca de transformar bonecos de plástico em personagens virtuais. Com Pokémon Rumble U, lançado em agosto de 2013, os monstrinhos podiam batalhar em arenas virtuais e, apesar de serem baratas no mercado americano, tinham caráter colecionável uma vez que o comprador não sabia exatamente qual boneco estava adquirindo até abrir a Pokébola.
A imagem acima exibe a fenomenal coleção de JC Groozes, no Deviant Art.