Mais uma medida que já deveria ser padrão pode estar prestes a ser tomada pela Nintendo. De acordo com as palavras do presidente da empresa, Satoru Iwata, existe a possibilidade das travas de região do Wii U e 3DS serem desligadas em breve. O motivo para isso é o longo tempo necessário para localização de jogos, além dos custos envolvidos em lançamentos internacionais e outros.
Assim, acredita a diretoria, jogos com apelo exclusivamente oriental não precisariam ser lançados fora da Ásia apenas para agradar um grupo selecionado de fãs, que passariam a ter acesso ao conteúdo normalmente. Isso facilitaria a vida da Nintendo, que não precisaria mais lidar com uma série de burocracias relacionadas aos lançamentos internacionais.
É justamente por isso que, segundo Iwata, as travas de região existem. Segundo o CEO, alguns games contam com conteúdos licenciados que não podem estar disponíveis fora do Japão, por exemplo, ou outras circunstâncias que motivariam um trabalho adicional que, muitas vezes, não vale a pena. No fim das contas, a ideia é que se o fim dessa restrição é bom para os consumidores, também será bom para a empresa.
Iwata não disse que a medida será implementada imediatamente, já que para que ela seja realizada, existe uma série de coisas que precisam ser revistas. Mas confirmou que isso é algo que precisa ser pensado, se não agora, para os futuros consoles da Nintendo.
Com informações do CVG.