Os Amiibos – bonecos de alguns dos principais personagens da Nintendo que poderão ser usados por NFC nos jogos da empresa – foram um dos grandes destaques da E3 2014. Mas, ao contrário do que afirmaram alguns analistas de mercado, não representam a “Big N” correndo atrás do prejuízo, e sim, mais uma inovação por parte da companhia.
A fala é de Scott Moffitt, vice-presidente executivo de vendas e marketing da companhia. De acordo com ele, a Nintendo está sim chegando um pouco atrasada na guerra dos bonequinhos, mas traz inovações o bastante com os Amiibos para torna-los diferentes das linhas Skylanders e Disney Infinity. Para ele, apenas o fato das figuras serem personagens independentes e terem um progresso contínuo e em diversos jogos já é motivo suficiente para coloca-los em outra categoria.
Além disso, ele lembra que o apelo dos personagens da “Big N” é enorme e que o público-alvo dos Amiibos vai desde as crianças até os adultos. É uma parcela gigantesca de público e um grande potencial de vendas, que é com certeza o principal foco da companhia com o lançamento.
Moffitt lembra também o fato de que a Nintendo está pedindo que os jogadores gastem dinheiro apenas com o que lhes interessa, ou seja, os jogos e os bonecos, que não precisam de bases para funcionar. Além disso, a ideia de que os Amiibos funcionarão em diversos títulos da companhia só melhora esse aspecto. Uma vez que a novidade também estiver disponível no 3DS – esse sim, precisando de um periférico adicional –, ela já estará consolidada o suficiente para quer a compra valha a pena.
A “Big N” fala ainda na possibilidade de colocar os Amiibos em jogos de desenvolvedoras third-parties e diz já ter algumas delas interessadas em saber como tudo vai funcionar. A ideia, conta o executivo, é apenas crescer em bases já sólidas, ampliando o potencial já existente em nomes de grande sucesso como Mario, Zelda, Metroid e Pokémon.
Os Amiibos têm um péssimo nome, mas chegam ao mercado no final do ano. Tìtulos como Super Smash Bros., Mario Kart 8 e Mario Party 10 serão os primeiros a utilizarem a novidade.