Em mais um passo dos planos de reestruturação e recuperação da Nintendo, o presidente da empresa, Satoru Iwata, anunciou a criação de um serviço de jogos sob demanda que vai unificar o 3DS e o Wii U a partir de suas contas de usuário. Assim, o mesmo conteúdo pode ser acessado nas duas plataformas.
Mesmo revelando poucos detalhes sobre o assunto, Iwata afirmou que a ideia de criar um serviço digital de jogos é bastante antiga e faz parte dos planos de longo prazo para a Nintendo. Segundo ele, unificar as contas de usuário no Wii U e 3DS foi apenas o primeiro passo desse planejamento, que ainda deve ganhar mais e mais recursos. As informações são do Joystiq.
A grande inspiração, de acordo com o executivo, são os sistemas operacionais iOS e Android, capazes de trocar informação entre os diversos aparelhos que os utilizam. Para Iwata, dispositivos portáteis e consoles de mesa são como irmãos e, sendo assim, não podem andar separadamente.
Uma estratégia semelhante é aplicada pela Sony, que lança versões idênticas de muitos jogos para o PS3, PS4 e Vita, além de permitir que jogos dos consoles de mesa sejam jogados no portátil. Levando em conta a arquitetura online tradicionalmente capenga dos consoles da Nintendo, porém, vai ser interessante ver por onde esse caminho vai seguir.