Durante a tão esperada conference call com investidores, realizada nesta quinta-feira (30), o presidente da Nintendo, Satoru Iwata, finalmente anunciou os planos da empresa para celulares e tablets. Segundo o executivo, a ideia é lançar aplicativos que promovam as ofertas da empresa e levem as pessoas a se engajarem mais nas plataformas lançadas por ela. Os softwares serão lançados ainda em 2014.
É uma afirmação vazia, que não indica necessariamente o que será feito. As declarações seguintes, porém, deram uma ideia da direção que a Nintendo pretende seguir. Elas são duas: uma loja online e, quem sabe, jogos. Sim, isso mesmo, já que de acordo com Iwata, não existe nenhuma restrição aos desenvolvedores quanto ao uso das marcas e personagens da empresa em aplicações móveis.
De acordo com o presidente da Nintendo, já avisando à imprensa e evitando mal entendidos, falar que a empresa está planejando jogos para celulares seria errado. O assunto surgiu pela primeira vez após uma reportagem do jornal de negócios Nikkei, que afirmava que a empresa estaria planejando demos e minigames de seus títulos de forma a levar os usuários do mundo mobile para o 3DS e Wii U.
Sobre uma loja online, porém, Iwata falou de forma mais clara. Segundo ele, o foco da Nintendo agora é nas ferramentas que possuam maior potencial. E, nesse ensejo, uma aplicação online para compra de software é algo que precisa de mais atenção fora dos consoles, uma vez que a eShop já funciona muito bem nos aparelhos da empresa.
Mais fitness
A conference call também serviu para que Iwata anunciasse o mais novo serviço da Nintendo. Sem citar nomes nem muitos detalhes, o executivo afirmou que a novidade é focada em qualidade de vida e saúde, um nicho no qual a empresa tem tido bastante sucesso desde o lançamento do Wii Fit, em 2007, além de outros títulos como Brain Age e Art Academy.
Não se trata, porém, de novas versões de jogos já lançados. De acordo com Iwata, a ideia é focar em ideias que ainda não apareceram em jogos ou aparelhos da empresa. Além disso, as novidades são baseadas em “tecnologias não-vestíveis”, um termo que o executivo admitiu ser confuso e que será explicado mais adiante, em novos encontros com os investidores e a imprensa.
A ideia, ainda, é criar um ambiente interligado entre os consoles e as tais soluções, aproveitando ideias dos jogos nas aplicações de qualidade de vida e vice-versa. A novidade tem lançamento previsto para abril de 2015.