A Epic Games não quis esperar a chegada da E3 2014 e já entregou seu grande projeto atual. Pode comemorar, pois Unreal Tournament está de volta e, agora, será um game gratuito e completamente voltado para a comunidade. A desenvolvedora quer atender aos pedidos dos fãs e, assim, vai permitir que eles mesmos criem o título.
O game, claro, usará a Unreal Engine 4 e permitirá que todos os jogadores e entusiastas que tiverem acesso à plataforma auxiliem em seu desenvolvimento. Isso envolve todos os aspectos, desde a criação de personagens, sistemas de armas, arenas e tudo o que permeia a experiência de Tournament.
Para Steve Polge, que é o diretor do projeto na Epic Games, esse é o presente perfeito para os seguidores fieis da franquia. Em entrevista ao Polygon, ele contou que a ideia de reviver Unreal Tournament já era antiga, mas que a empresa sempre teve a noção que deveria fazer isso com o suporte e apoio da comunidade de fãs e desenvolvedores. Com o modelo colaborativo de sua nova engine, então, o momento pareceu perfeito para esse ressurgimento.
Os trabalhos já começaram a acontecer nos fóruns oficiais da empresa, onde ela está colaborando com os primeiros entusiastas da proposta, e também no GitHub, onde os assinantes da engine podem começar a trabalhar diretamente com o projeto. A ideia inicial é criar um esboço do título e de sua função de deathmatch, para que a comunidade possa efetivamente trabalhar em sua modificação e na adesão ou remoção de funções básicas da jogabilidade.
O foco, claro, continua sendo o mercado competitivo, algo pelo qual a franquia Unreal Tournament sempre foi elogiada. Porém, a Epic sabe que o ecossistema desse nicho mudou bastante desde 2007, quando foi lançada a última edição do título, e viu aí mais um motivo para pedir a ajuda da comunidade e entregar exatamente o que eles querem ver em um jogo da franquia.
Apesar de possíveis reformulações, a Epic – e com certeza, os fãs – querem ver um jogo que seja puro às suas raízes. Na visão de Polge, o mundo competitivo precisa de um game assim, que seja “puro e ágil, com uma jogabilidade baseada na habilidade” de cada usuário.
Quando chegar ao mercado, o novo Unreal Tournament será totalmente gratuito e não contará nem mesmo com um sistema de microtransações. Para monetizar o jogo, a desenvolvedora pretende criar um marketplace online onde tanto ela quanto os membros da comunidade poderão vender mapas, mods e skins, entre outros itens para serem usados no jogo, mas que não interfiram diretamente com a experiência.
A expectativa da Epic é que a primeira versão Alpha jogável esteja disponível em alguns meses. Por enquanto, a previsão é de versões apenas para PC.