Em entrevista ao site Kotaku, Eiji Aonuma, o produtor responsável pela franquia The Legend of Zelda, disse estar preocupado com o uso excessivo de tutoriais em Skyward Sword, que pode ter sobrecarregado alguns jogadores. Com isso, ele diz que planeja diminuir esse recurso nos futuros títulos, incluindo o próximo, que será lançado para o Wii U.
Esperemos que este tipo de pensamento traga ainda mais experiências diversificadas no jogo da série, já que esta não é a primeira vez que vimos Aonuma expressar tais preocupações. O produtor considera que os últimos jogos da série Zelda têm sido bastante lineares, pois achava que os jogadores não gostavam de se perder, se perguntando o que fazer e para onde ir. No entanto, ele tem questionado essa abordagem “tradicional”, já que os gamers não têm mais o mesmo sentimento que existia no jogo original, no qual você faz encontros inesperados e o que costumava ser impossível de repente torna-se possível.
Em The Legend of Zelda: A Link Between Worlds, a solução de Aonuma foi implementar criaturas chamadas Hint Ghosts, que mostram dicas e conselhos aos que aparecerão somente quando você os solicitar.