De acordo com dados da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), 1,37 milhão de consoles de video game foram fabricados no Brasil ao longo de todo o ano de 2013, um total que representa um aumento de 93% nesse segmento em relação a 2012. A esmagadora maioria dos aparelhos que saíram das fábricas nacionais abasteceram as próprias lojas brasileiras, com menos de 100 mil sendo voltados para exportação.
Os números foram publicados pelo site Arena IG e revelaram outro dado interessante para quem ainda pensa que os games estão engatinhando no Brasil. O faturamento do segmento de “Telejogo”, como os consoles são classificados pela Suframa, já é maior que o de computadores, monitores de LCD, câmeras digitais e brinquedos. Aqui, houve crescimento de mais de 100%, de R$ 311 milhões em 2012 para quase R$ 800 milhões em 2013.
Hoje, a Microsoft mantém plantas de fabricação do Xbox 360 e do Xbox One por aqui, recebendo inclusive isenções nos impostos. A Sony, por enquanto, só fabrica o PlayStation 3 em território nacional, enquanto o PS4K chega oficialmente ao Brasil a partir de fábricas no exterior.
A imagem que abre essa nota é do site Exorbeo Games.