Na última terça-feira (27), engenheiro técnico da AMD, acusou publicamente a NVIDIA de estar prejudicando a concorrência no mercado de PCs com seu pacote GameWorks, que facilita o desenvolvimento de games e otimiza seu desempenho, com foco, claro, nas placas da fabricante. A ideia do concorrente é que a empresa estaria isolando outras fabricantes propositalmente, além de trabalhar para que a performance dos jogos em placas que não sejam GeForce fosse prejudicada. Você pode ler sobre toda a treta aqui.

Agora, a NVIDIA veio a público para se defender e disse que tem sempre o interesse dos jogadores no computador, e não o próprio lucro, em mente. Para a empresa, se trata de entregar uma melhor experiência a todos com o próprio produto sem, de maneira alguma, restringir o acesso a recursos do sistema ou outros desenvolvimentos pela concorrência.

Apesar disso, a empresa não negou seu favoritismo e alegou, inclusive, ser chamada para participar do desenvolvimento de títulos antes mesmo deles serem anunciados para o público. As palavras são de Cem Cebenoyan, diretor de engenharia da NVIDIA, revelando que a Ubisoft foi, justamente, uma dessas empresas, convidando a fabricante para contribuir no desenvolvimento de Watch Dogs desde seu início.

O trabalho da NVIDIA no título se deu na otimização de código e especialização dos times de desenvolvimento. Mais tarde, com o jogo já encaminhado, a equipe da fabricante retornou para otimizar o título a partir de seus sistemas de partículas e efeitos visuais. Tudo, claro, sem nunca evitar que outras companhias participassem do processo, algo que nem mesmo faz parte das responsabilidades da empresa.

Falando mais sobre uma possível restrição em si, Cebenoyan disse que a NVIDIA jamais trabalharia contra a AMD caso a Ubisoft desejasse busca-la com o mesmo propósito. Além disso, negou veementemente que o sistema GameWorks prejudique de qualquer forma a performance de placas de vídeo da concorrência.

O executivo lembrou ainda que a própria NVIDIA já realizou trabalho semelhante em jogos otimizados para a tecnologia da AMD, como TOmb Raider, mas que em nenhum momento veio a público criticar a rival. Ele, porém, admite que esse tipo de otimização, muitas vezes, pode acabar prejudicando a vida dos outros players deste mercado.

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)