Ela está chegando meus amigos. Aquela época de alegrias, decepções, chuva de notícias e tristezas. A E3 2014 começa na próxima terça (10) – na verdade é na segunda (09), com as conferências – e, como sempre, chega cercadas de rumores, que se misturam com vontades e desejos e acabam constituindo um bolo de expectativas a serem destruídas, ou não, ao longo da semana.
É justamente pensando nisso que o New Game Plus decidiu dar um saborzinho adicional à coisa e entregar a tabela que você vê abaixo. Imprima-a e acompanhe a E3 2014 ao lado dela, marcando as casas correspondentes a cada notícia confirmada. Vamos todos descobrir juntos se ficaríamos ricos se a vida fosse um bingo ou se a feira vai, como sempre, entregar lágrimas e tristezas para os corações dos gamers.
Mas agora, é hora de falar sério. Os rumores acima aparecem na imprensa especializada já há algum tempo, e muitos até já deram as caras aqui no NGP desde a estreia do site, há menos de um mês. Nesse artigo, saiba mais sobre cada um deles e descubra porque eles têm todas as chances – ou nenhuma – de darem as caras na feira.
Sequência de The Last of Us
A maior mistura entre rumor e vontade aparece aqui, com os fãs de um dos melhores jogos do ano passado querendo mais, muito mais. Discute-se muito sobre a dimensão do mundo de The Last of Us, que abrigaria muita história dentro de si, na mesma medida em que a trama protagonizada por Joel e Ellie pode ter chegado a seu fim com muita sutileza no primeiro game da série.
Mas a verdade é que as conversas sobre uma sequência de The Last of Us vão e vêm. Em janeiro, o site brasileiro Omelete ouviu de fontes internas que o jogo realmente estaria sendo desenvolvido. Mais recentemente, ficamos sabendo que a Naughty Dog realmente trabalha em um game ainda não anunciado, mas que os produtores do game de terror encontram-se atualmente na equipe de Uncharted 4.
Seja como for, o anúncio de uma sequência de The Last of Us seria um dos pontos altos da conferência da Sony, marcada para o dia 9 de junho. Não é preciso nem mostrar muita coisa, só uma confirmação, para fazer cabeças explodirem por todo o mundo.
Gran Turismo 6 para PlayStation 4
A Polyphony disse muito, mas entregou pouco. Foram diversas as promessas relacionadas a conteúdo extra no game de corrida, bem como inúmeras homenagens a Ayrton Senna que acabaram decepcionando. Para muita gente, parece óbvio desde antes do lançamento: Gran Turismo 6, na verdade, é um prólogo para GT6: Prologue, que está sendo preparado para o PS4.
A desenvolvedora já disse estar analisando a tecnologia do novo console da Sony, mas por enquanto, nada foi revelado oficialmente. Em um mundo que não bota fé em Driveclub e tem Forza Motorsport 5 como um dos melhores jogos de corrida da nova geração, o lançamento de Gran Turismo 6 pode vir para empatar o placar entre Sony e Microsoft.
God of War IV
O que seria de qualquer console sem seus exclusivos? O PlayStation 4 já teve sua cota de Killzone, tem um novo Uncharted e já anunciado e uma remasterização de The Last of Us a caminho. Quem está faltando? O Bom de Guerra e, nas palavras da Sony Santa Monica, os deuses já falaram em E3 2014.
É uma expectativa bastante válida e que, mais uma vez, traria seu potencial “massa véio” para o PlayStation 4. God of War sempre foi reconhecido como os títulos mais bonitos de suas respectivas plataformas e, justamente por isso, parece interessante imaginar o que a Sony seria capaz de fazer na nova geração.
Novo jogo da Quantic Dream
Na apresentação do PlayStation 4, não foram apenas os jogos que impressionaram ao público. A Quantic Dream, reconhecida por seus títulos refinados estética e graficamente, apresentou Dark Sorcerer, uma demo técnica que consistia basicamente em um senhor mexendo a boca para que a gente pudesse ver o nível de detalhes de seu rosto.
Desde então, o assunto morreu, mas não na cabeça dos fãs, que desejam ver mais do trabalho medieval da companhia. A Quantic Dream já disse estar prensando em ideias para o PS4, mas não falou em um possível retorno de Dark Sorcerer. A E3 seria um ótimo lugar para a empresa mostrar o que está preparando para a nova geração.
Xbox One branco
Com exceção da Nintendo, as fabricantes de consoles parecem bastante reticentes em lançar versões coloridas de seus consoles, preferindo dar esse aspecto apenas aos controles oficiais. Um artigo em particular, porém, chamou a atenção dos gamers: o Xbox One branco, dado de presente a todos que participaram do desenvolvimento do console pela Microsoft.
O que se viu foi versões do console especial caindo no eBay e sendo vendidas por alguns milhares de dólares. Ou seja, representando grande possibilidade de lucros para a Microsoft caso fosse lançado oficialmente. E, de acordo com rumores, é exatamente isso que vai acontecer na E3 2014, feita na qual a empresa deve anunciar oficialmente o lançamento da versão branca do Xbox One, acompanhado do Kinect, incentivando os jogadores a evitarem o “desconto” oferecido com a saída do periférico para adquirir o que a companha chama de pacote premium em uma forma ainda mais especial.
Project Nagano
Quem acompanha o diretor Hideki Kamiya no Twitter, sabe que ele é adepto das piadinhas e das grosserias, xingando seguidores e chamando a atenção deles por perguntarem sempre as mesmas coisas. Por outro lado, ele também é bastante fã de atiçar a galera e é exatamente isso que ele vem fazendo quando se trata de seu novo projeto.
Rumores indicam que a Platinum Games estaria trabalhando em mais um game exclusivo além de Bayonetta 2, para o Wii U. Esse título teria o codinome Project Nagano e teria lançamento marcado para março de 2016 exclusivamente no Xbox One. Mais tarde, o próprio diretor da marca, Phil Spencer, anunciou a revelação de um game exclusivo, de um estúdio japonês, para a E3 2014.
Se realmente se trata de Project Nagano, o título ainda tem um longo caminho pela frente. Mas, quando se leva em conta a vontade da Microsoft em conquistar o público da Terra do Sol Nascente com seu novo console, um anúncio feito agora mesmo faz todo o sentido.
Beta de Halo 5 em Master Chief Collection
A franquia Halo continua funcionando em potência máxima para a Microsoft. Com o anúncio recente de Halo 5: Guardians para 2015, veio também a informação de que teremos um jogo da série ainda neste ano. Logo depois, rumores confirmaram tal título como a Master Chief Collection, uma remasterização dos três primeiros títulos da franquia para o Xbox One.
O título ainda não foi confirmado oficialmente pela Microsoft, mas os rumores indicam que isso vai acontecer na E3 2014. E, junto com a coletânea, viria também a primeira demo jogável de Halo 5: Guardians, como forma de mostrar em primeira mão aos jogadores o que exatamente dá para esperar do novo game da série.
Remake de Battletoads
Desde que a Rare foi adquirida pela Microsoft, esse é um rumor que ressurge eventualmente. Como a empresa ainda é detentora de grandes franquias como Perfect Dark e Battletoads, um remake desses títulos clássicos para a nova geração de consoles é assunto constante, principalmente depois que Killer Instinct retornou como um dos jogos exclusivos para o Xbox One.
Aqui, trata-se mais de uma vontade do que de indícios concretos, se é que isso existe. Mas, com a situação atual da Rare – que teve uma série de funcionários dispensados e foi atingida duramente pelo fim do suporte obrigatório ao Kinect no Xbox One – pode ser que a coisa fique mais difícil. Ou não, e um remake de Battletoads seja exatamente o que o estúdio precisa para sair do buraco e parar de ser vista como uma desenvolvedora de jogos de criancinha.
Novo Star Fox
Se a Capcom ignora os clamores dos fãs quando o assunto é Mega Man, o mesmo pode ser dito da Nintendo quando se trata de Star Fox. Desde o GameCube não vemos um título inédito da série, mas agora, ele aparece em uma série de listas vazadas sobre o Nintendo Digital Event, o equivalente da “Big N” para as conferências tradicionais com a imprensa.
Se dá para acreditar nesse tipo de coisa? Provavelmente não. Ainda assim, sempre fica aquele sopro de esperança e, com a Nintendo em maus lençóis e falando em foco em suas principais franquias, um retorno de Star Fox pode acabar aparecendo uma hora ou outra. Caso um jogo desse tipo não seja anunciado na E3 2014, com certeza ele voltará como rumor se fizermos uma lista como essa no ano que vem.
Jogos do GameCube no Virtual Console
Assim como o Dreamcast, o Nintendo GameCube pode ser considerado um console injustiçado. Eclipsado pelo sucesso estrondoso do PlayStation 2, a plataforma da Nintendo tinha gráficos melhores, um controle pra lá de interessante e rendeu suas grandes pérolas, como o remake do primeiro Resident Evil, Mario Sunshine e Eternal Darkness, apenas para citar alguns.
Os títulos do GameCube nunca deram as caras no Virtual Console do Wii, devido à retrocompatibilidade do console com seu antecessor. Mas agora, com o Wii U, tudo é diferente e o anúncio de um adaptador de controle dedicado a Super Smash Bros. pode trazer consigo a revelação de que uma nova biblioteca de clássicos está a caminho do console, garantindo que toda uma nova geração tenha acesso aos ótimos títulos de um video game esquecido por muitos.
Novo The Legend of Zelda
Outro rumor frequente, que aparece todo ano nas listas de títulos da Nintendo mas que nem sempre é confirmado. O lançamento de um novo Zelda é visto por muitos como a carta na manga da Nintendo, garantindo vendas de consoles e o silêncio daqueles mesmos entendedores que afirmam a cada lançamento que a empresa vai falir. Eles próprios, muitas vezes, acabam contribuindo com a aquisição silenciosa de um console.
Na E3 2014 não é diferente e, em meio aos problemas financeiros da Nintendo, podemos muito bem ver o anúncio de um novo título de verdade da franquia. Não, Hyrule Warriors, apesar de interessante, não conta. Queremos Shigeru Miyamoto no palco de novo, de espada e escudo na mão, passando vergonha com um título que, mais tarde, todos nós vamos amar.
Pokken Fighters
E falando em cartas na manga, temos o tão falado título “grande” de Pokémon para o Wii U. Na surdina, a Nintendo tem registrado marcas relacionadas a esse tal de Pokken Fighters, que ninguém sabe ao certo o que é, mas se trata de um novo título da Pokémon Company. E, como 2+2=4, as sinapses rapidamente se ligaram e indicam um novo jogo dos monstrinhos de bolso.
Ajuda muito o fato de, no ano passado, já terem vazado imagens de um título de luta dos personagens. Nada mais foi falado desde então, mas a ideia rapidamente levou todos a se lembrar de Pokémon Stadium, um dos maiores clássicos da franquia, lançados no Nintendo 64 e nunca mais retomados pela companhia. Se a Nintendo precisa de dinheiro, essa é uma bela maneira de consegui-lo.
The Last Guardian
Uma saudade, uma tristeza e uma vontade. The Last Guardian é um título que está há anos no tapetão e frustra jogadores a cada ano que passa. A Sony garante que ele não foi cancelado, o Team Ico jura que ainda está trabalhando nele, mas a verdade é que o título já está completando seu aniversário de cinco anos desde o anúncio original, na E3 de 2009.
Não ajuda muito o fato do criador Fumito Ueda ter deixado a Sony, apesar de permanecer como um consultor no título. A chegada de uma nova geração pode ter complicado ainda mais as coisas, já que não é nada simples converter um jogo do PS3 para o PlayStation 4, mas a esperança dos fãs não se apaga. Será 2014 o ano de The Last Guardian?
Queda no preço do Wii U
A Nintendo jura que não vai acontecer, até porque isso não adiantaria muita coisa. Mas desde o lançamento do console, se fala bastante sobre uma redução no preço do Wii U. Para muitos analistas e entendidos de fórum, US$ 299 é um preço alto demais para um console que, antes mesmo da chegada do Xbox One e PlayStation 4, já encontrava dificuldades para se firmar na nova geração. Depois do lançamento dos companheiros, que custam US$ 100 a mais, a coisa ficou ainda mais complicada.
Essa não parece ser a maneira preferida da Nintendo para incentivar as vendas de seu console. Em vez de aportar na pechincha, a empresa fala em lançar aparelhos dedicados a consoles emergentes e trabalhar em títulos que realmente vendam o Wii U. Apesar de ainda não termos visto nada sobre a primeira ideia, a segunda parece já ter dado seus frutos, com Mario Kart 8 vendendo 1,2 milhão de unidades em seu primeiro final de semana e alavancando as vendas do console em 666%.
Resident Evil 7
Em outubro de 2014, os fãs de Resident Evil completarão dois anos sem um título inédito da série. O fracasso de crítica e vendas de RE6 levou a Capcom a, como em um desastre biológico, colocar a franquia em modo de quarentena. Os planos do que deveria ser o futuro da série não deram certo, o tiro saiu pela culatra e, agora, era hora de rever tudo. Nesse ensejo, com certeza, muitas ideias foram canceladas, enquanto outras devem ter retornado à prancheta para redesenho.
Nesse meio tempo, surgiram rumores de que Resident Evil 7 seria anunciado na E3 2014, incluindo personagens do passado da série e até mesmo a presença de Alice, das adaptações cinematográficas. O pesadelo de muitos fãs, com certeza, e um rumor bastante furado que, por algum motivo, ganhou força após ser reproduzido por gente de peso como o dublador de Albert Wesker, D.C. Douglas.
Nesta segunda-feira, porém, novos boatos foram adicionados à roda. Segundo membros influentes da comunidade Resident Evil, o jogoda franquia a ser anunciado na feira não é RE7, e sim, um spin-off a la RE: Revelations, de 2012. O sucesso do relançamento do título para PC, PS3 e Xbox 360 teria motivado a empresa a investir mais na mistura de terror e ação do título em uma sequência que, inclusive, deve contar com o retorno de personagens do passado da franquia. Agora é esperar para ver quem, se é que alguém, está certo.
GTA 5 para nova geração
Os mesmos argumentos usados para a chegada de Gran Turismo 6 para o PS4 se encaixam aqui. No ano passado, muita gente ficou sem entender os motivos que levaram a Rockstar a investir na geração passada e lançar Grand Theft Auto para o PlayStation 3 e Xbox 360. A empresa alega que queria explorar os limites da plataforma, mas para muita gente, o plano é ainda maior.
A pista começa com a ausência do PC na lista de lançamentos original. Isso se deve ao fato de a Rockstar, desde o começo, já estar planejando uma remasterização do título, dando aos jogadores de computador o orgasmo gráfico que eles desejam, na mesma medida em que deixa Los Santos muito mais bonita no PlayStation 4 e Xbox One.
Ajuda muito o fato da distribuidora Take-Two já ter afirmado que a Rockstar trabalha em um novo game para a nova geração e o fato de que diversos varejistas internacionais vivem listando GTA 5 para tais consoles. Por outro lado, a desenvolvedora sempre foi bastante avessa à E3 e, pelo jeito, essa atitude se repetirá neste ano. Mas sonhar é de graça e nem dói, muito.
Fique de olho no New Game Plus para as principais informações sobre a E3 2014, que começa no dia 10 de junho. No dia 9, porém, rolam as conferências da Sony, EA, Ubisoft e Microsoft, cujos horários você confere ainda nesta semana, em um segundo artigo sobre a feira. No futuro, retornaremos a falar sobre os rumores citados aqui, em uma sequência deste especial que vai tentar diferenciar as verdades das mentiras. Nos vemos do outro lado!