Se existe um jogo que tem todos os motivos para ser chamado de blockbuster, esse game é Metal Gear Solid V: The Phantom Pain. Ele reúne todos os elementos que caracterizam algo do tipo: grande antecipação, alta qualidade, um criador renomado e uma produção que já dura anos. Mas a maior prova disso é que a influência do título já se estende além do mundo dos jogos eletrônicos.

E não, não estamos falando de referências em outras mídias nem sobre as recentes declarações de cineastas como Guillermo Del Toro e Park Chan-wook, que se afirmaram como grandes fãs da franquia. E sim do fato do título, muitas vezes, tornar suas influências altamente reconhecidas no mercado.

Foi algo que aconteceu, por exemplo, em março de 2013, quanto Metal Gear Solid V: The Phantom Pain ganhou um trailer na GDC embalado pela música Not Your Kind of People, da banda americana Garbage. Uma canção lançada em 2012 que, um ano depois, assumia o segundo lugar nas paradas japonesas devido, única e exclusivamente, ao vídeo protagonizado por Snake. A subida de posição nos rankings de vendas se refletiram em outras lojas online ao redor do mundo.

É um movimento parecido ao que rolou agora, com o veterano Mike Oldfield e Nuclear, faixa que deu um toque extremamente forte e emocional ao trailer de Metal Gear Solid V exibido na E3 2014. O vídeo quase não tem áudio próprio e deixa que a dor da guerra seja sentida a partir das palavras da própria canção. Uma abordagem extremamente adequada e que marcou o vídeo como um dos melhores da feira.

Como muitos fãs já especulavam, The Phantom Pain deve mostrar o “breaking point” de Snake, ligando a nova série de jogos diretamente ao primeiro título da franquia. “Sussurros no ar contam as histórias dos irmãos que se foram”, enquanto o protagonista permanece à beira de um abismo entre a sanidade e a loucura, entre o bem e o mal e, principalmente, prestes a ver tudo mudar diante de si.

Crescimento claro

Temas tão fortes e uma trilha sonora tão marcada, ao lado de um vídeo tão esperado, não poderia resultar em outra coisa a não ser sucesso. Além de levar a obra de Mike Oldfield a toda uma geração que poderia nem mesmo conhecer o músico, o trailer de Metal Gear Solid V renovou o interesse em um artista que acabara de lançar seu 25º álbum de estúdio, Man of the Rocks, justamente o que contém Nuclear, a canção do vídeo.

Ainda é cedo para termos acesso a números de vendas relacionados ao trailer de Metal Gear Solid V, mas já sabemos que, ao contrário do Garbage, Mike Oldfield não chegou ao top 10 da Amazon ou do iTunes nos dias seguintes à divulgação do trailer da E3. Mas a maior demonstração da força que a novidade teve sobre a carreira do artista pode ser notada no Last.fm, o tradicional tracker utilizado por muitos ouvintes de música online.

O efeito Metal Gear Solid sobre o mundo da música

Basta dar uma olhada nos números relacionados ao artista. Na semana encerrada no dia 8 de junho de 2014, Mike Oldfield (acima) tinha Moonlight Shadow, com 939 reproduções, como sua canção mais escutada. Uma semana depois, em 15 de junho, Nuclear assumia o topo desse ranking, tendo sido ouvida 2,5 mil vezes, um número 19 vezes maior que o registrado anteriormente.

Mais do que isso, o sucesso de Nuclear também alavancou os números de outras faixas de Oldfield, mostrando que os gamers não apenas se interessaram pelas músicas do artista como, também, buscaram o restante da carreira dele. O crescimento se mantém até hoje, praticamente sem reduções, uma consistência que qualquer artista agradece e muito.

O efeito Metal Gear Solid sobre o mundo da música

Basta dar uma olhada no gráfico acima para perceber esse movimento se repete também quanto o assunto são as buscas pelo nome do artista no Google. No dia 10 de junho de 2014, data em que o trailer foi liberado pela Konami, o aumento é de 500% nas buscas por Mike Oldfield, um aumento que, mesmo com variações, se manteve ao longo do mês. Mesmo depois da passagem da E3 2014, as pesquisas pelo nome do músico permaneceram maiores do que eram antes.

O efeito Metal Gear Solid sobre o mundo da música

O Twitter exibe um gráfico semelhante (via Topsy), com um pico em citações ao nome de Mike Oldfield no dia 10 de junho. Aqui, ele sai de apenas 125 tweets em 07/06 para 1635 em 10/06. Como tudo nas redes sociais, claro, trata-se de um pico e o movimento continuou o ritmo normal poucos dias depois.

O New Game Plus tentou contato, durante toda a semana passada, com a assessoria de Mike Oldfield e da gravadora Mercury Records em busca de declarações sobre a participação dele na trilha de Metal Gear Solid V e os efeitos que o trailer do game possam ter tido sobre as vendas. Até o momento em que essa reportagem foi fechada, os representantes do músico não haviam respondido aos contatos.

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)