Deste lado do mundo, muito ouvimos falar sobre o setor de games usados dos Estados Unidos – como ele modifica as engrenagens da indústria, permitindo que os jogadores comprem títulos mais baratos, mas sem que um centavo volte às mãos das produtoras. No Brasil, então, essa é uma dinâmica que nem existe. Porém, se os americanos são fortes nisso, os japoneses são os verdadeiros reis da barganha.
Em Tóquio, principalmente no famoso distrito de Akihabara, são tantas opções que poderiam levar qualquer um à falência. O lugar já é reconhecido por ser o grande ponto para quem procura eletrônicos, mas dentro dos prédios, em lojas como Super Potato ou Mandarake, por exemplo, se encontram os verdadeiros tesouros para quem procura raridades ou coisas antigas sem ser escalpelado pelos valores.
O mesmo vale para a Mandarake, apesar de o foco, aqui, serem mais os brinquedos. Em meio antiguidades caríssimas, entretanto, dá para encontrar peças recentes por valores até 70% mais baixos que os de action figures novas. Tudo porque a caixa está cheirando a cigarro ou a embalagem plástica exterior está rasgada. Caso você não se importe com isso, poderá fazer bons negócios aqui.
Quem procura coisas mais comuns estará no paraíso nas diferentes unidades da Book Off, uma loja que vende tanto produtos novos quanto de segunda mão. Sua maior força está nos jogos, DVDs, mangás e livros, mas nas unidades maiores, dá para encontrar até relógios de marca, roupas e sapatos. Foi em Akihabara que nos deparamos com uma estante cheia de jogos antigos de PS2 sendo vendidos a um valor equivalente a R$ 3. Guias e livros antigos podem ser pagos com algumas moedinhas e uma coleção acaba sendo facilmente completada após uma boa procura pelas prateleiras.
No vídeo acima, você confere mais detalhes sobre esse mercado e dá uma olhada rápida no gigantesco acervo, o que explica porque essas lojas são conhecidas mundialmente. Em nosso canal no YouTube, você encontra mais vídeos do especial sobre o Japão e também nossos gameplays ao vivo e outros especiais. Vale a pena se inscrever!