Não há discussão quando se fala que a Capcom é uma das maiores empresas do mundo dos games. Dona de franquias consagradas, algumas bem exploradas, outras deixadas de lado, a empresa tem um séquito de fãs, muitos carentes por novos títulos de suas franquias preferidas. Onimusha, infelizmente, se encaixa neste segundo caso.
O momento oportuno para jogos com temática japonesa antiga, como Ghost of Tsushima e Sekiro: Shadows Die Twice, porém, também soa como o ideal para um retorno da série. E a Capcom parece estar testando a água ao lançar uma remasterização de Onimusha: Warlords, o primeiro game da série, lançado em 2001 e baseado em um protótipo de Resident Evil 2. O lançamento uma semana antes do remake do clássico, também, não parece ser uma coincidência.
Mais do que um aperitivo, entretanto, Onimusha: Warlords é um testamento do que estava por vir. No game, que saiu para o PlayStation 2 e agora desembarca no PC, Switch, PS4 e Xbox One, dá para sentir o cheirinho de Devil May Cry e até mesmo do próprio Resident Evil. Foi um laboratório para a Capcom, mas, também, um título que se sustenta muito bem por si só.
E isso acontece, principalmente, por ele ser bonito. Warlords é colorido e interessante, não deixando o jogador cansado mesmo enquanto ele anda para lá e para cá nos mesmos cenários, caçando itens, novos poderes e resolvendo enigmas. A pegada é mais vagarosa, como nos velhos tempos dos Survival Horrors, mas aqui, o terror é substituído por uma ação mais aos moldes do estilo hack and slash.
E se o resultado já era bom há 18 anos, agora ele aparece ainda melhor. Em uma das melhores remasterizações que já produziu, a Capcom fortalece ainda mais as características que tornaram Onimusha: Warlords um clássico. Não existem problemas de resolução e quedas na taxa de quadros por segundo, enquanto as cutscenes, costumeiro calcanhar de Aquiles de trabalhos desse tipo, também receberam uma atenção toda especial.
Existem falhas gráficas aqui e ali, mas de maneira geral, o resultado é de encher os olhos, digno de um clássico que possui sua boa cota de fãs e, também, da importância do game para o que veio depois. Agora, resta torcer para que o aparente teste da Capcom seja frutífero e que Onimusha volte ao local de destaque que ocupava há duas gerações de consoles.
O jogo foi testado no PlayStation 4, em cópia cedida pela Capcom.