O anúncio de Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire para Nintendo 3DS pegou os jogadores de surpresa. Revelado de forma inesperada e sem grandes detalhes, surpreendeu até mesmo o mais otimista dos fãs. Na verdade, os remakes são um antigo desejo dos fãs e esse clamor voltou à tona, e com força, após os lançamentos de Pokémon X e Y.
Uma região chamada Hoenn
Lançados originalmente em 2002 (2003 nos Estados Unidos), Ruby e Sapphire fizeram muito sucesso e reformularam muitas das dinâmicas de Pokémon. A nova jogabilidade e, principalmente, a nova forma de ambientar a aventura agradou muito aos jogadores. A região de Hoenn era palco de duas grandes tramas: na versão Ruby, a Equipe Magma queria expandir a terra para oferecer melhores condições de vida e, para isso, precisavam libertar Groudon, o Pokémon título. Enquanto isso, na versão Sapphire, a Equipe Aqua queria transformar o mundo em um gigante oceano com o mesmo objetivo e, para isso, precisavam libertar Kyogre, o segundo Pokémon que dá nome a essa versão.
Essa disputa entre as equipes de vilões era, até então, uma grande novidade na franquia, pois as regiões de Kanto (1ª geração) e Johto (2ª geração) tinham apenas a Equipe Rocket como vilã principal. A 3ª geração também rompeu com a ideia de “novos Pokémons”, na verdade, cada região teria a sua “Pokediversidade” com monstros “nunca visto antes”. Com isso, a Pokédex de Hoeen tinha 202 Pokémon (incluindo novos e velhos animais encontrados no decorrer do jogo), enquanto na ocasião a National Pokédex (seguindo a numeração de lançamento incluindo todos os Pokémon) registrava 386 monstros de bolso – que eram habilitados apenas quando o modo campanha era finalizado.
“HOENN CONFIRMED”
Os jogos de Pokémon X e Y anunciaram uma série de novidades, entre elas, estariam as “Mega-Evoluções” que mudariam a dinâmica das batalhas. Para o lançamento dos jogos, a Nintendo presentou, através de um evento com tempo limitado, um Mega-Blaziken, sendo que esse é um dos mais populares Pokémon de Hoenn. Claro que esse anúncio movimentou a comunidade de fãs que sonhavam com remake de Ruby e Sapphire.
Entretanto, esse não foi o único indício que o remake estaria por vir. Em diferentes momentos da aventura, NPCs falavam coisas relacionadas à Hoenn.
O lançamento do controverso e problemático Pokémon Bank, sistema que permite aumentar a capacidade de armazenamento de monstrinhos como também recebe-los de outros jogos, através do Poké Transporter, colocou ainda mais lenha na fogueira quando Brigette, NPC do Hoenn, foi anunciada como parte do banco.
Meses antes do anúncio de Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire, um hacker, através de um Action Replay (dispositivo usado para aplicar cheats), descobriu que há duas mega-evoluções ainda não anunciadas, que serão distribuídas por meio de eventos para Pokémon X e Y. Os personagens em questão são Latios (exclusivo de Ruby) e Latias (exclusivo de Sapphire), o que dá a entender que eles poderão ser distribuídos com o lançamento dos novos jogos. As informações desse hacker ganharam muita credibilidade, pois além de anunciar antecipadamente as novas mega-evoluções, ele também revelou a existência de três novos Pokémon, sendo que um desses foi, posteriormente, revelado como a estrela de um novo filme da série.
Alpha e Ômega
Apesar de todos os possíveis indícios, nem o mais entusiasmado dos fãs esperava um anúncio oficial. Apesar de não dar muitos detalhes sobre os jogos, algumas informações deram dicas do que se esperar. Sobre a capa dos jogos, a principal pista é a representação de que teremos “Pokémons nunca vistos antes”. Essa expressão foi usada para se referir ao Mega-Mewtwo Y (Mega-evolução de exclusiva de Pokémon Y) e, aqui, pode indicar as Mega-Evoluções de Groudon e Kyogre.
Outro detalhe interessante a se observar é que o símbolo da equipe Magma, representado pela letra “M”, lembra muito o Ω (Ômega), e esse símbolo está presente na mão de Groudon. Na outra versão, o símbolo da Equipe Aqua lembra o Α (Alpha) e está na cabeça do Kyogre. Isso pode significar que as equipes de vilões podem estar envolvidas nas mega-evoluções desses lendários. Outra informação complementar é que esses jogos não são continuações de Ruby e Sapphire, e sim remakes completos. Ou seja, além de recontar a trama original, podemos encontrar novidades.
Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire tem previsão de laçamento mundial para novembro de 2014. Os jogos são exclusivos do Nintendo 3DS.