Um ano cheio de lançamentos, mas ao mesmo tempo, fraco em jogos que realmente explodiram a nossa cabeça. Esse foi 2014, um ano em que, aparentemente, foram os games do ano passado que fizeram o maior sucesso, pelo menos junto à crítica. É o que mostra uma análise dos números do Metacritic, site que reúne análises da comunidade e também da crítica especializada.

Aqui, o primeiro e o segundo colocados foram exatamente os mesmos. GTA 5 e The Last of Us aparecem novamente encabeçando a lista de 2014, com as maiores notas médias dadas pelos sites e revistas de games em todo o mundo. Só que agora, em suas versões remasterizadas, aparecem muito melhores e mostram que estão longe de perder o fôlego.

Confira a lista completa:

1. Grand Theft Auto V (PS4, Xbox One)

Um dos melhores games da franquia e o grande sucesso do ano retrasado voltou no final de 2014 trazendo tudo isso de novo. Junto com o modo online que deixa muita gente maluca e a história com três personagens simultâneos, vieram gráficos em uma resolução mais alta ainda, novidades no ambiente e, acima de tudo, um modo em primeira pessoa que motivou muita gente a comprar o game novamente e o jogar de novo do começo até o fim.

2. The Last of Us Remastered (PS4)

Todas as palavras ditas sobre GTA 5 também cabem aqui. O game da Naughty Dog já era fantástico e belo em seu lançamento original, e agora, retorna muito maior. Com todos os DLCs já lançados, incluindo a ótima expansão Left Behind, o game vale tanto para quem nunca jogou quanto para aqueles que desejam revisitar essa história apocalíptica e extremamente pessoal. Confira nossa análise.

3. VVVVVV (iOS)

A obra do designer Terry Cavanagh tem gráficos de Atari e uma jogabilidade retro, seguindo muito bem a cartilha indie. A diferença, aqui, é a modificação na gravidade, que transforma completamente a jogabilidade de plataforma e torna oponentes até batidos em desafios diferentes. Difícil, divertido e, apesar de não parecer, bem inovador.

4. Traps n’ Gemstones (iOS)

Até aqui, já deu para perceber que o ano é do mobile. Foi aqui que os indies brilharam e Traps n’ Gemstones, da Donut Games, é um grande exemplo disso. Misturando conceitos consagrados dos games de plataforma com um visual a la Indiana Jones, a ideia aqui é coletar gemas e escapar de armadilhas no melhor estilo Metroidvania. Tudo por uma boa causa.

5. XCOM: Enemy Within (iOS)

Gosto de falar que a série XCOM, principalmente em seus últimos lançamentos, é um game de estratégia mesmo para quem não gosta do estilo. Misturando habilidades diferentes, soldados fortemente armados e uma dificuldade progressiva na medida, a jogabilidade só melhorou com a chegada ao iOS. Tocar na tela é muito mais intuitivo que controlar uma setinha por aí.

6. Threes! (iOS)

Eu simplesmente não sei jogar esse game, mas as pessoas gostam muito dele. A brincadeira de somar e ligar quadros de números semelhantes pegou muita gente pelo pescoço, incluindo aqueles avessos a jogos de celular ou games em geral. Não é incomum ver senhorinhas na fila do mercado jogando Threes!, o que permitiu, inclusive, que o título concorresse ao lado de gente grande como melhor jogo portátil no The Game Awards 2014.

7. Table Tennis Touch (iOS)

Um simulador de pingue-pongue para iPhone e iPad. Essa é a melhor definição de Table Tennis Touch, da Yakuto, que utiliza toques na tela com precisão extrema para reproduzir as partidas velozes do esporte. Parece fácil, mas só quem jogou sabe o desafio existente aqui.

8. Papers, Please (iOS)

Você prefere fazer a coisa certa ou agir de acordo com as ordens recebidas e salvar o próprio emprego? É essa a pergunta que os jogadores de Papers, Please encontram o tempo todo durante seu tempo com o game. Como um agente da imigração de um país em conflito, é sua função controlar quem entra e sai. Espero que, depois, você consiga dormir com o peso de suas decisões.

9. Super Smash Bros. (Wii U)

Se depender deste game, a Nintendo não vai falir não. Um dos principais lançamentos do ano para o Wii U, Super Smash Bros. aprende com os erros do passado e investe ainda mais naquilo que deu certo, constituindo um dos principais games de luta da atualidade. O foco da “Big N”, agora, está nos e-Sports. Será que vai vingar?

10. The Banner Saga (iOS)

Produzido por ex-desenvolvedores da BioWare, Banner Saga foca nos vikings, um povo que não costuma aparecer como centro de jogos. Nesse RPG tático, suas escolhas influenciam diretamente na história. O port para os dispositivos da Apple mereceu destaque justamente por preservar tudo aquilo que fazia do jogo para PCs um grande sucesso indie.

Não deixe de conferir a nossa cobertura do The Game Awards 2014, onde falamos sobre nossos jogos preferidos e comentamos os premiados.

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)